Cartão Natalidade possibilita atender às necessidades imediatas de recém-nascidos em Pinhais

Neste ano, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social criou o Cartão Natalidade para atender as gestantes em vulnerabilidade e/ou risco social do município. Com o benefício, as famílias podem adquirir, nos comércios credenciados, itens de higiene, vestuário, cama e banho e artigos de bebê para atender às necessidades imediatas do recém-nascido. 

Para ter acesso a este benefício, é necessário entrar em contato com os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e passar por avaliação da equipe técnica. Os moradores do bairro Jardim Amélia, Vivian Danyeli dos Santos e Luiz Otávio da Silva Amoras receberam o benefício. “Somos pais dos gêmeos Lucas e Luyza, hoje com dois meses, e o cartão será de muita valia para comprarmos leite, fraldas, entre outras coisas para eles. Sem dúvida vai ajudar muito”, revela Vivian.

“Além do atendimento às famílias nas suas necessidades, o cartão visa estimular o comércio local. Com ele também é possível promover a aquisição do enxoval na quantidade necessária e com liberdade da mãe na escolha dos produtos. O cartão é confeccionado preferencialmente no nome da mãe, para que ela faça a administração desse recurso. Isso faz com que se fortaleça a autonomia e as ações de vínculo entre mãe e bebê”, explica Micheli Cristina Strapasson Ribeiro, do Departamento de Proteção Social Básica.

“A oferta deste benefício eventual, por situação de nascimento, também tem o objetivo de evitar ou superar inseguranças e vulnerabilidades sociais vivenciadas pelas mães e famílias nos processos que envolvem o nascimento. Isso impacta na convivência, na autonomia, na renda, enfim, na capacidade de viver dignamente e de proteger uns aos outros no grupo familiar. A Proteção Social refere-se à oferta de serviços e recursos que venham a minimizar o dano, atender a necessidade imediata e contribuir para a superação da vulnerabilidade a que a família está submetida”, ressalta Micheli.

Serviço

Para entrar em contato com o CRAS de sua região, e saber mais sobre o benefício, mande uma mensagem de WhatsApp para os seguintes números:

CRAS Norte: 98781-0570.

CRAS Sul: 98792-5001.

CRAS Leste: 98709-9474.

CRAS Oeste: 98786-8760.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *