Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann recebe exposição de trajes de carnaval

Até o dia 29 de abril, o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann recebe exposição de trajes de carnaval. Os figurinos são da Escola de Samba Internautas de Pinhais, fundada no dia 21 de fevereiro de 2000 e que neste ano foi vice-campeã do grupo de acesso do carnaval de Curitiba.

De acordo com Marcos Oliver, diretor do Departamento de Cultura, é fundamental apoiar a cultura popular. "Este é o caso da Escola de Samba Internautas, que trabalha durante meses e que envolve em uma única noite um grandioso espetáculo, tantas áreas artísticas que são usadas no carnaval como: artes visuais, dança, música. Temos também o Plano Municipal de Cultura, que prevê esse incentivo e a sensibilização deste olhar para a cultura popular, inclusive envolvendo a participação da comunidade e também de outras Secretarias Municipais", explica.

A exposição de trajes da Escola de Samba Internautas de Pinhais aproxima do público a arte carnavalesca do município. "Esta é uma importante contribuição para que essa arte não desapareça se deve ao fato de que seus integrantes, assim como seus dirigentes, mantêm e levam as tradições culturais em uma festa que emancipa a comunidade, que reafirma seus valores e que tem a finalidade da manutenção cultural dos cidadãos", ressalta Marcos.

"Quem não Dança, Samba?"

Neste ano, a Escola apresentou o samba enredo "Quem não Dança, Samba?", levando até às ruas de Curitiba suas cores, alegria e tradição. Os figurinos inspirados no enredo levaram para a avenida uma verdadeira aula de história da cultura popular, passeando pela origem do carnaval e pelas festas populares. As máscaras dos antigos bailes de Veneza refletiam o brilho dos salões da nobreza no Brasil.

Os trajes também trouxeram a riqueza cultural das danças folclóricas que foi lembrada por meio do bumba meu boi, as fantasias das quadrilhas e maracatus demostraram todas as crenças e tradições do nordeste. Além disso, o frevo foi lembrado em suas cores características de vermelho, azul, amarelo e verde. Também estavam presentes a energia da capoeira e o bater dos pés do fandango, todos os integrantes em um conjunto de cores e trajes compostos harmonicamente com quase 200 pessoas distribuídas entre a comissão de frente, bateria e três alas.

A comissão de frente da escola despertou a atenção do público na avenida, recebendo elogios das autoridades presentes. Os integrantes trouxeram trajes luxuosamente bordados, alusivos aos bailes de Veneza. Os coreógrafos responsáveis foram Alex Cajé e Arnaldo Silveira. "Desde 2015, coreografo a comissão e é um orgulho ter o aval de conduzir este trabalho que tanto valoriza a cultura popular do nosso Brasil", afirma Arnaldo Silveira.

A bateria também foi um dos grandes destaques da escola. Sob o comando de Mestre Baby, que realizou com seus componentes, durante meses, exaustivos ensaios nos espaços disponibilizados pelo Departamento de Cultura. Fernando "Baby" classificou a Bateria Puro Balanço como a mais unida que pode conduzir durante sua trajetória. "Comparo com uma família, nem mesmo a chuva e grandes dificuldades que surgiram impediram o empenho dos ritmistas e intérpretes. Isso possibilitou a conquista do objetivo focado: duas notas 10 pela comissão julgadora", celebra.

Agradecimentos

O presidente da Escola de Samba Internautas de Pinhais, Haroldo Ribeiro, agradece a todos que contribuíram de alguma forma com a conquista da Escola. "Com agradecimentos especiais à gestão da prefeita, Marli Paulino, Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e Finanças, equipe da organização Geral e confecção de figurinos, equipe de músicos e arranjadores, carnavalescos, cenógrafos dos carros alegóricos, apoiadores, Comissão de Frente e todos os integrantes que desfilaram", completa Haroldo.

Serviço

A exposição dos "Trajes de Carnaval da Escola de Samba Internautas" permanece até o dia 29 de abril nas dependências do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, Rua 22 de Abril, 305, Centro, de segunda a sexta-feira das 8h às 19h. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5241.