Crianças da rede municipal de ensino participam da criação do mascote do Dia do Rio

Neste ano, para marcar o Dia do Rio, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou uma série de ações, entre elas a escolha de um mascote. O projeto Dia do Rio 2021 – Preservar para transformar vidas – incentivou os alunos dos quintos anos a criarem um desenho de um mascote para representar, a partir do próximo ano, este projeto tão importante de preservação e conscientização do uso racional da água.

Ao receber as produções dos educandos, junto ao bloco de atividades não presenciais 10, cada unidade escolar enviou à Semed pelo menos dois desenhos, sendo que ao todo 49 propostas de mascote foram recebidas, destas, seis foram selecionadas e avaliadas por uma uma comissão composta por representantes das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente (Semma), esta parceira do projeto Dia do Rio em Pinhais, além de membros do Rotary Club de Pinhais.

No último dia 13 de dezembro, sete integrantes da comissão reuniram-se para avaliar e definir o desenho que representará o projeto. Eles observaram os critérios de originalidade, criatividade na composição e adequação à temática, bem como seu potencial de comunicação. De acordo com este, após uma difícil análise e avaliação, o desenho escolhido para representar este importante projeto do município foi da educanda Marina G. Lopes Pereira, aluna do quinto ano C da professora Eliane de F. Q. Ugolini da Escola Municipal João Leopoldo Jacomel.

E para fechar com chave de ouro todo o sucesso do projeto que a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, junto com servidores da Semed e da Semma, recebeu a vencedora na última sexta-feira (17). “Parabenizo a Marina por este lindo desenho que será o mascote do Dia do Rio, a partir de 2022. Agradeço ainda a todos os participantes e envolvidos nesta linda iniciativa que trará sensibilidade e responsabilidade em nossas crianças sobre a importância da preservação da água, que é um bem de todos e que precisa ser cuidada”, disse na oportunidade da visita à prefeitura.