Educação de Jovens e Adultos forma mais uma turma em Pinhais

A prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação, realizou a formatura de mais uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cerimônia foi realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis.

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, falou sobre o quanto são emocionantes as formaturas da EJA. "De fato é muita emoção. Ver todas essas pessoas, com histórias de superação e dedicação, prestes a receberem seus diplomas é muito especial. É sempre um orgulho participar destes momentos", comenta.

Para a vice-prefeita, Rosa Maria, esta é uma relação de amor, tanto dos profissionais quanto das pessoas que tanto se esforçam para aprender. "Sabemos o quanto o passar dos anos deixa mais árdua a tarefa de frequentar as aulas. Mas estes alunos são provas de que com esforço tudo é possível", ressalta.

De acordo com a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, este é um momento de grande alegria para todos que acompanham a dedicação destas pessoas. "Os profissionais envolvidos também são responsáveis pelo êxito dos alunos. Parabéns a todos e, sobretudo aqueles que acreditam na importância de realizar seus sonhos", afirma.

A coordenadora da EJA de Pinhais, Solange do Rocio Penna, também enalteceu o a dedicação dos alunos. "Não é fácil ter a rotina transformada pelo estudo, por isso sem dúvida vocês estão de parabéns por concluir esta etapa", enaltece.

Também estiveram presentes, o presidente da Câmara, vereador Marcinho; as vereadoras Cecília Padovan e Professora Cineia; o diretor do Departamento de Cultura, Marcos Oliver; professores e pedagogas das unidades, além de servidores da Semed e familiares dos formandos.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Pinhais atende mais de 200 alunos por ano, com o objetivo de estender a oportunidade de escolarização a uma faixa da população que não frequentou a escola na idade adequada. A EJA é uma oportunidade concreta de preparação para enfrentar a competitividade do mercado de trabalho e para o exercício pleno e consciente da cidadania. Portanto, atende como prioridade pais de alunos e outras pessoas da comunidade que, por inúmeras razões, não frequentaram a escola ou não concluíram as séries iniciais.