Iniciativa de empresa ajuda dar um “novo visual” a uma das principais vias de Pinhais

A construção de uma cidade melhor se faz com a realização de grandes obras, investimentos e a boa aplicação dos recursos públicos, além de desenvolver projetos e ações para as pessoas.

 

O poder público é o principal agente que conduz esse processo que beneficia e melhora a vida das pessoas. Entretanto, ele não atua sozinho, pois há quem também se preocupe com a questão do bem estar da sociedade, ajudando através de suas atitudes a melhorar o município.

 

Um bom exemplo disso é a iniciativa da distribuidora Tintasul. A empresa de propriedade da família Helm, foi fundada em Curitiba há 21 anos, e há mais de 10, está instalada em Pinhais, na Avenida Maringá. Aproveitando o muro em branco da sede da distribuidora, a organização resolveu criar o projeto "Painel Muralista Origens", fazendo desenhos de animais e índios que habitavam o Paraná antes da colonização. O trabalho é desenvolvido pelo grafiteiro Marcelo Diamant, e com o apoio das tintas Suvinil, que cedeu os materiais para confecções dos desenhos, um pedaço da história paranaense será retratada em uma das principais vias do município, exatamente no momento em que a Av. Maringá recebe obras de melhorias, com a duplicação de mais um trecho.

 

O diretor de Marketing da Tintasul, Vinicius Lente, conta que o fato da empresa ter esta iniciativa, justamente, quando a avenida recebe uma obra de melhoria, é uma feliz coincidência, que vem para somar e gerar também uma benfeitoria para o local. "Eu digo que foi uma feliz coincidência. Apresentamos este projeto para a Prefeitura de Pinhais, para terem conhecimento, e até termos respaldo, no sentido de possíveis obras não viessem intervir este trabalho artístico que está sendo construído. Fomos calorosamente abraçados pela causa e conseguimos respaldo para formar uma parceria maior, com outro projeto" falou Vinicius. A empresa está programando para o mês de outubro uma ação em comemoração ao Dia das Crianças e ao Dia do Pintor. A ideia é fazer a revitalização da praça que fica ao lado da distribuidora com a presença da comunidade e crianças de uma escola municipal da região que vão pintar os muros do espaço público com tintas que serão doadas pela empresa.

 

A ideia do painel é impactar o público, fazendo mais que um desenho, mas registrando a história por meio da arte, explica o artista Marcelo Diamant. Ele diz que o muro tem aproximadamente 140 metros, a previsão do trabalho é ser concluído no próximo mês e que os desenhos são uma verdadeira atração. "O aspecto mais legal do trabalho de rua é ver o impacto que gera quando o desenho está pronto. Teve uma pessoa que viu o desenho do índio, e como veio de uma cultura indígena, dos avós, ele se emocionou ao ver a imagem e conversou comigo. Podemos dizer que este painel é uma atração. As pessoas não costumam ver arte na rua. Este trabalho não é para a empresa, mas para a cidade, para as pessoas que passam por aqui no dia a dia, terem uma galeria a céu aberto, trazendo alguns animais da fauna paranaense e retratando os índios. Não é apenas uma simples pintura no muro, é literalmente uma obra de arte" afirmou Marcelo.

 

A prefeita Marli Paulino ressaltou que ações como estas são muito bem vindas e a administração pública dá o apoio necessário e faz parcerias para quem se dispõe a contribuir com o município. "Além de ser um lindo trabalho artístico, esta é uma atitude que valoriza ainda mais a nossa cidade. Estamos investindo e duplicando mais um trecho da Av. Maringá e ficamos extremamente felizes com esta ação que também vai contribuir para a avenida ficar mais bonita. Este é um exemplo a ser seguido, pois demonstra que tanto empresas ou munícipes podem contribuir para melhorarmos nosso município" destacou Marli.

 

A iniciativa de criar o painel tem chamado atenção das pessoas, ganhado inúmeros elogios, e segundo Vinicius, levado conscientização. "Há um ganho imensurável com esta ação. Às vezes, grandes investimentos em publicidade e propaganda não conseguiriam trazer este retorno. Todos os setores fazem parte da sociedade e nós temos uma responsabilidade no nosso dia a dia, onde estamos inseridos. Essa iniciativa vem para despertar o interesse de outras empresas e cidadãos a também contribuírem de acordo com as suas possibilidades para o crescimento e a conservação da cidade que é muito importante. Devemos levar a conscientização para as pessoas de que o cuidado do planeta começa pela nossa cidade" afirmou.