Mutirão de Castração atende 291 animais em Pinhais

Entre os dias 19, 21 e 22 de março a Prefeitura de Pinhais realizou mais um Mutirão de Castração. Durante a iniciativa foram atendidos 291 animais, entre cães e gatos, de ambos os sexos. A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), por meio do setor de Defesa e Proteção Animal foi direcionada ao público que já havia se cadastrado para realização do procedimento cirúrgico de forma gratuita.

Para que estivessem habilitados a levar seus animais para a castração, os proprietários participaram de uma palestra onde receberam noções do procedimento, cuidados com o pós-operatório e orientações sobre a legislação de proteção e bem estar dos animais. A participação nesta atividade é requisito obrigatório para fazer parte do Projeto Castração. Feita a castração, os animais passaram pelo atendimento pós-cirúrgico e receberam um microchip para alimentar uma base de dados mundial.

De acordo com o Decreto Nº 750/2018, a castração é gratuita para: animais de moradores do município de Pinhais que comprovarem participação ativa no programa social Bolsa Família; animais em situação de rua e comunitários; animais de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou com transtorno de acumulação, conforme avaliação da equipe técnica da SEMMA; animais de outras situações relevantes para o manejo populacional, condicionadas à avaliação técnica da SEMMA.

Para inscrição, os interessados devem comparecer ao protocolo geral da Secretaria munidos dos seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de Residência; Comprovante de recebimento de Bolsa Família. O comprovante de recebimento de Bolsa Família não pode ter sido emitido há mais de 3 meses. Após a inscrição, os munícipes deverão participar de palestra educativa, cuja data, horário e local serão informados no ato do cadastro. O munícipe que não comparecer na palestra, no prazo de três meses da inscrição, terá seu cadastro automaticamente cancelado.

Serviço

Mais informações com o setor de Defesa e Proteção Animal pelo telefone (41) 3912-5705 ou e-mail: defesaanimal@pinhais.pr.gov.br.