Paciente recuperado da Covid-19 em Pinhais fala sobre a doença
Após ser infectado ao ter contato com outra pessoa que atestou positivo para o novo Coronavírus, um dos pacientes recuperados da Covid-19 no município conta como foi sua experiência e faz um alerta para a população.
O primeiro sintoma que Paulo (nome fictício) sentiu foi febre. “Logo que soube que tive contato com uma pessoa que estava doente fiquei preocupado. A febre foi somente um dia e depois senti meu corpo febril, um mal-estar”, conta ele. Então, o morador de Pinhais procurou a Unidade de Saúde da Família próxima de sua casa e relatou sua situação. Feito isso, o exame foi realizado e após dar positivo para a Covid-19 foi orientado a fazer isolamento domiciliar, uma vez que os sintomas apresentados eram leves.
Além do quadro já mencionado, ao passar dos dias ele também relata ter sentido leve irritação na garganta um odor atípico, perda do olfato e paladar, já a dificuldade para respirar, um dos sinais mais comuns, não surgiu. Paulo diz que a preocupação inicial foi com seus pais por serem idosos. “Além do isolamento em casa, neste período não tive contato com meus pais e reforcei a necessidade deles não saírem. Também tive cuidado em relação aos meus filhos”, explica.
Segundo seu relato, o fato de ser uma pessoa saudável pode ter favorecido o não agravamento dos sintomas. “Tenho uma boa saúde, então, acredito que devido a isso a doença não se manifestou de forma grave”. Mas, ele alerta: “Fico preocupado quando vejo que muitas pessoas ainda não entenderam a seriedade desta situação”.
Para Paulo, o isolamento social é fundamental neste momento. “Se todas as pessoas que podem permanecer em casa cumprirem a quarentena corretamente será muito positivo. Caso contrário, nós poderemos ter um surto do Coronavírus em nosso país, assim como está acontecendo na Europa”, opina. “O povo brasileiro, a população de Pinhais precisa entender que não é uma gripezinha e que a necessidade da conscientização das pessoas é urgente”, relata. Para o paciente recuperado, se todos fizerem sua parte, vamos superar este desafio mais rápido.
De maneira geral, como ainda não existem teses concluídas a respeito da cura do Coronavírus, os médicos consideram recuperado aquele paciente que não apresenta mais sintomas e completa o isolamento por 14 dias. Entretanto, ainda assim é necessário estar atento ao ressurgimento de sintomas.
Atendimento Saúde
A Secretaria de Saúde alerta a população que em caso de sintomas do novo Coronavírus, antes procurar um atendimento de saúde, ligue ou envie uma mensagem para 98814-6838 ou 98742-6383. O serviço está disponível das 7h às 19h.