Pinhais assume a 2ª e 5ª Secretaria da Delegacia do Serviço Militar

O Exército Brasileiro, por meio do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) da 5ª Região Militar, convidou Pinhais para assumir duas secretarias da Delegacia de Serviço Militar (Região Metropolitana de Curitiba e Litoral).

O convite foi oficializado no início do mês de setembro quando o Delegado do Serviço Militar do Posto de Recrutamento e Mobilização de Curitiba, 2º Tenente Alexander Pereira Dias, esteve no município e foi recepcionado pela prefeita Marli Paulino; a vice-prefeita Rosa Maria; o secretário interino de Segurança e Trânsito, Ricardo Pinheiro; o diretor de Segurança Pública e Patrimonial, Anderson Mendes de Araújo; e a secretária da Junta de Serviço Militar de Pinhais, Ediane Wunderlich.

A apresentação oficial ocorreu durante o Simpósio de Encerramento do Ciclo de Alistamento Militar realizado no Posto de Recrutamento e Mobilização 05/001 sediado no Boqueirão, em Curitiba, no dia 5 de novembro. Estiveram presentes na ocasião representando o município, a diretora da Divisão de Administração da Secretaria de Segurança e Trânsito, Andréa Motelevicz, e a secretária da Junta de Serviço Militar de Pinhais, Ediane Wunderlich, entre outras autoridades militares.

Atualmente, o PRM é responsável pela supervisão técnica dos trabalhos desempenhados pela Junta de Serviço Militar (JSM) possuindo delegacias que supervisionam as JSM dos municípios paranaenses. Pinhais estará à frente das 2ª e 5ª Delegacias, coordenando os trabalhos de 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do litoral paranaense.

A função será exercida pela secretária da Junta de Serviço Militar de Pinhais, Ediane Wunderlich, que auxiliará o PRM na supervisão e coordenação dos trabalhos desenvolvidos pelas JSM das cidades, além de colaborar no trabalho de instrução dos secretários das Juntas sobre os procedimentos a serem adotados.

Desde o início da transição, a nova secretária já realizou algumas visitas a municípios, como Colombo, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Matinhos, Guaraqueçaba, Adrianópolis, entre outros, para juntamente com o PRM, contribuir com a verificação dos trabalhos, bem como assessorar na orientação técnica e tratar de documentos. Segundo a Secretaria de Segurança e Trânsito (Seset), a Junta de Serviço Militar do município está readequando sua estrutura para atender a nova demanda.

De acordo com o Delegado do Serviço Militar do Posto de Recrutamento e Mobilização de Curitiba, 2º Tenente Alexander Pereira Dias, o convite a Pinhais surgiu devido ao diferenciado trabalho realizado. “Nós acompanhamos o distinto trabalho da servidora Ediane à frente da Junta do Serviço Militar de Pinhais e fizemos esse convite. Estamos convictos de que o padrão de excelência administrativo já evidenciado pela Prefeitura de Pinhais irá se repetir no trabalho da nova secretária. Aliás, acerca do tratamento das situações relativas ao alistamento militar, novas rotinas estão sendo implementadas e já estamos colhendo frutos que resultam na atualização de nossos protocolos de procedimentos conferindo maior controle, celeridade e eficácia ao processo, que ratificam o que já tínhamos como expectativa” enfatizou o tenente.