Pinhais comemora Dia da Indústria com excelentes resultados

Na data em que se comemora o Dia da Indústria, Pinhais destaca os números registrados para este setor.  Atualmente, das mais de 11 mil empresas ativas no município, 840 são classificadas como indústria. Estes dados são do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) de 2015, que aponta também as principais representatividades industriais encontradas em Pinhais: metalúrgica; mecânica, moveleira e materiais plásticos.                                                                                      

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE)é a ponte entre a Prefeitura de Pinhais e as empresas que se instalam no município. Num contexto geral, que inclui indústrias e outras categorias como a de serviços, a comparação com o ano de 2013 demonstra um alto crescimento, uma vez que neste período mais de 3 mil empresas escolheram Pinhais.

Os números colocam Pinhais como um polo industrial promissor, em Curitiba e RMC, mesmo diante da crise enfrentada e que vem se agravando a cada dia. Por meio da SEMDE, as indústrias têm à disposição diversos serviços, que dão suporte e favorecem a manutenção das atividades que desenvolvem, são eles:

Banco do Empreendedor, que oferece programas de microcréditos, com taxas reduzidas, para empreendedores que necessitam de investimentos;

Capacitação e treinamento para funcionários e gestores;

Catálogo Industrial;

Consultorias de Gestão para Indústrias; 

Intermediação de mão de obra;

Disponibilização de sala para entrevistas com os candidatos à vaga de emprego;

Sala do Empreendedor, que fica no CEART – Centro de Empreendedorismo e Artesanato.

Mercado de trabalho

O Brasil vive a pior recessão da história, o que reflete na economia e que afeta diretamente a populaçãodesempregada. O país registra a marca recorde de 13,547 milhões de pessoas fora do mercado. É o número mais elevado de desempregados no país desde o início da série histórica do IBGE, iniciada em 2012. Além disso, a taxa de desemprego de 13,2% é a mais alta já registrada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Para estar na contramão desta realidade, a Agência do Trabalhador de Pinhais vem firmando parcerias com instituições para oferecer cursos gratuitos, além das vagas de emprego.

Dia da Indústria
 

O Dia da Indústria é comemorado em memória de Roberto Simonsen, patrono da indústria nacional, que faleceu em 25 de maio de 1948. Roberto Simonsen foi um engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras.
 

Serviço

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está localizada na Rua 19 de novembro, nº 175, Centro de Pinhais. Mais informações: 3912-5651 ou e-mail: industriaecomercio@pinhais.pr.gov.br. Site: www.pinhais.pr.gov.br/desenvolvimento.