Prefeita Marli Paulino visita obra em Colombo ao lado do governador Ratinho Junior

Nesta quinta-feira (28), a prefeita de Pinhais Marli esteve ao lado do governador Ratinho Junior. Ambos visitaram o município de Colombo e participaram da inauguração do sistema de Transposição do Rio Capivari.

Esta obra, do governo do Paraná, por meio da Sanepar, tem como objetivo minimizar os impactos da crise hídrica e consiste em levar a água do Rio, partindo de Colombo, lançada no curso do Rio Timbu, que por gravidade deságua na barragem Iraí, em Pinhais.

Prevista inicialmente para 2025, ela foi antecipada pela Sanepar para minimizar o impacto da crise hídrica pela qual passa o Paraná desde 2020. A construção, que somou R$ 55 milhões em investimentos, foi realizada em tempo recorde: cerca de seis meses.

Com extensão de 26,7 quilômetros, a transposição tem como objetivo aumentar o fornecimento na RMC, produzindo até 714 litros por segundo – o que representa cerca de 7,8% do consumo de água da região. O volume passa a compor a reserva da Barragem do Iraí no Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), que atende dez municípios com água tratada: Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

PRESENÇAS – Compareceram ao evento o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; a prefeita de Pinhais, Marli Paulino; o prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo; o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, além de vereadores da região