Prefeitura de Pinhais investe na capacitação de secretários e servidores municipais

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Administração, promoveu durante o ano de 2018 a 2ª Jornada da Liderança e o 2º Seminário de Desenvolvimento Profissional.  As capacitações tiveram o objetivo de oferecer conceitos e ferramentas para que gestores e servidores municipais pudessem atuar de forma mais assertiva nas diversas situações do dia a dia, junto aos seus clientes internos e externos.

A 2ª Jornada da Liderança foi realizada entre os meses de agosto a setembro, direcionada às chefias da prefeitura (diretores de departamento e divisão, diretores de Escolas E Cmeis, gerentes, chefes de seção e núcleo). Este evento capacitou em torno de 400 servidores, abordando os temas: Trabalho em equipe, Relacionamento Interpessoal, Administração de Conflito, Comunicação e Assédio Moral.

Uma vez que o resultado destas capacitações foi positivo, o evento foi estendido aos servidores que exercem funções especiais gratificadas. Sendo assim, de 26 de setembro a 9 de novembro, ocorreu o 2º Seminário de Desenvolvimento Profissional que capacitou mais 465 servidores nos temas: Relacionamento Interpessoal, Administração de Conflito e Assédio Moral.

"O II Seminário de Desenvolvimento Profissional, superou minhas expectativas. Primeiramente através da didática adotada, algo que nos fez interagir com colegas de diversas secretarias, nos permitindo a troca de experiências, trouxe informações e provocou reflexões a respeito das nossas condutas utilizadas no dia a dia. Estimulou questionamentos e a busca de respostas para transformar a rotina em algo enriquecedor. Estabeleceu para mim, uma nova maneira de conduzir o pensamento com resultados benéficos", declarou Janaina Hernandez Mafra, servidora da Secretaria Municipal de Administração.

Segundo o secretário de Administração de Pinhais, José Martins, com estes eventos foi possível criar um ambiente motivacional para um melhor desenvolvimento pessoal e profissional. "Oferecemos um espaço para reflexão sobre a importância do trabalho em equipe com foco no alcance de metas e resultados. Reforçando a importância do papel do líder para o bom andamento das atividades e do clima no ambiente profissional, além de oferecermos ferramentas para o aprimoramento da comunicação e da prática do feedback no dia a dia. Assim, preparamos os profissionais para um relacionamento interpessoal saudável, conscientizando os participantes sobre os cuidados e riscos que o assédio moral pode proporcionar nos ambientes de trabalho", destacou.

Para finalizar este ciclo de formação, nos dias 28 e 29 de novembro, com o alinhamento dos conteúdos abordados na Jornada e no Seminário, a capacitação foi direcionada para os gestores: prefeita, vice-prefeita, coordenador, secretários, procurador e controlador municipais, além do diretor presidente da Pinhas Previdência. "Este momento foi de suma importância, visto que os gestores puderam ter a mesma experiência, com mesmos assuntos e dinâmicas, das capacitações ofertadas aos servidores. Todos dedicaram duas manhãs do seu trabalho para esta formação, o que demonstra o compromisso de todos com a qualificação e aprimoramento profissional", finalizou José Martins.