Principais informações sobre a vacinação contra a gripe (Influenza)

A vacinação contra Influenza (gripe) está sendo aplicada em todas as unidades de saúde e está aberta para toda população, acima dos 6 meses de idade ainda não vacinada. A imunização contra a Influenza não previne o contágio pelo Coronavírus, mas pode ajudar a facilitar os diagnósticos da Covid-19, e ajuda a prevenir mais de um tipo de Influenza.

Não existe intervalo entre a aplicação da vacina contra a gripe e da Covid-19. Basta comparecer em uma unidade de saúde com documento pessoal e a carteira de vacinação (em caso de criança) para que seja realizada a atualização, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

A vacinação anual contra Influenza é a principal medida utilizada para prevenir a doença, porque pode ser administrada antes da exposição ao vírus e é capaz de promover imunidade durante o período de circulação sazonal do vírus Influenza reduzindo o agravamento da doença. Esta é uma vacina anual e as que estão disponíveis são da prorrogação da campanha 2021, ou seja, são para os não vacinados durante este período.

Tomar a vacina é se proteger contra, no mínimo, três formas da influenza presentes nos imunizantes.  A cepa de H3N2 presente na vacina da campanha 2021 é a Hong Kong, os casos de H3N2 que estão ocorrendo é da cepa Darwin. Por isso, espera-se uma proteção parcial, mas principalmente a não ocorrência de casos graves e mortes.