Profissionais de Saúde participam de capacitação em Pinhais

Entre os dias 14 e 15 de agosto, a Secretaria de Saúde de Pinhais em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, promoveu a capacitação "Animais Peçonhentos: uma abordagem sobre a biologia, manejo ambiental e tratamento clínico em casos de acidentes". A ação foi realizada no auditório da sede da Secretaria de Educação, localizada no bairro Weissópolis.

Durante a abertura do evento, a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, afirmou que encontros como estes contribuem para o fortalecimento das ações de vigilância em saúde, assim como dos serviços prestados. "O objetivo é discutir temas de interesse dos profissionais, sendo um canal de discussão e troca de experiências. Desta maneira, é possível contribuir para a melhoria dos serviços por meio da integração das vigilâncias ambiental, epidemiológica e sanitária, saúde do trabalhador e promoção da saúde; além de esclarecer as dúvidas dos profissionais diante das situações enfrentadas no cotidiano", comenta.

O evento, idealizado pela Vigilância Ambiental de Pinhais, abordou as seguintes temáticas:

– Biologia e comportamento das principais espécies de interesse em saúde pública: escorpiões, aranhas, lacrais e lagartas;

– Principais diferenças entre as espécies no controle;

– Manejo ambiental no controle de animais peçonhentos;

– Controle químico como ação complementar;

-Tratamento de acidentes causados por animais peçonhentos.

Entre os palestrantes estiveram:

Ramon Cavalcanti Ceschim, da 2ª Regional de Saúde-PR, Centro de Controle de Envenenamentos;

Denilson Lehn, coordenador DASPE Brasil SUL. Relações Institucionais Federação das Associações de Controladores de Vetores e Pragas (FEPRAG). Ex-Presidente FEPRAG. Ex-Presidente Associação Catarinense de Controladores de Pragas (ACPRAG);

Eduardo Novaes Ramires, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo.