Projeto de Cmei de Pinhais propõe materiais alternativos para criação de brinquedos

Utilizar materiais alternativos para a confecção de brinquedos. Esta é a proposta do Projeto “Brincar Heurístico” desenvolvido pela equipe que atua no Centro Municipal de Educação Infantil Preparando o Futuro, localizado no bairro Jardim Amélia, em Pinhais. Criada em 2019, a ação busca uma proposta diferenciada de brincadeira para as crianças, fugindo do uso de brinquedos convencionais, como carrinhos e bonecas, possibilitando que a criança crie seu próprio divertimento usando a imaginação. 

“O Brincar Heurístico é uma abordagem desenvolvida pela educadora inglesa Elinor Goldschmied, em colaboração com outras educadoras da Inglaterra, Escócia, Itália e Espanha. A iniciativa envolve oferecer a um grupo de crianças, por um determinado período e em um ambiente controlado, uma grande quantidade de diferentes tipos de objetos, com os quais elas brincam livremente e sem a intervenção direta de um adulto”, comenta a diretora do Cmei, Débora Cristina da Cruz dos Santos.

O aprendizado heurístico é definido como um sistema de educação sob o qual a criança é incentivada a descobrir as coisas por ela mesma. “Neste caso, o papel do adulto é libertar a criatividade coletando objetos, cuidando e assegurando que eles estejam em condições de exploração pela criança, ou seja, não estejam sujos ou quebrados. No momento da brincadeira, o adulto deve estar atento, observando e anotando o que a criança faz com o material, sem estimular ou sugerir, elogiar ou direcionar o que se deve fazer”, explica Débora.

De acordo com a diretora, os objetos podem variar desde itens encontrados na natureza, como pinhas, galhos, pedras de diferentes tamanhos; até rolos de papel, tampas de potes, latas, prendedores de roupa, botões, chaves velhas, tiras de tecidos, entre outros. “No ano de 2020, mesmo com a impossibilidade das aulas presenciais, as educadoras da unidade encaminharam propostas de atividades para que as famílias desenvolvessem com as crianças em casa, mostrando diversas possibilidades do brincar mesmo em tempos de isolamento”, ressalta. 

Dia Mundial do Brincar

Neste ano, pensando no Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, juntamente com a proposta da Secretaria Municipal de Educação, com o Projeto Brinca Pinhais, o Cmei irá recomendar novamente às famílias o contato com o Brincar Heurístico. “Na oportunidade, iremos propor que sejam explorados elementos naturais e diversos objetos arrecadados pelos profissionais da unidade de ensino, disponibilizando uma caixinha com pinhas, pedrinhas, folhas secas, retalhos de tecidos, entre outros materiais que foram recolhidos e pensados exclusivamente para esta proposta”, finaliza Débora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *