Secretaria de Saúde do Estado de Goiás busca referências em Pinhais

As taxas de mortalidade materna e infantil demonstram índices positivos, o que resultou na indicação do município como referência nesta área da saúde. Recentemente, membros da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás estiveram em Pinhais para conhecer esta realidade de perto. A visita se deu pela recomendação da Secretaria de Saúde do Paraná, uma vez que Pinhais possui uma Rede Materno Infantil organizada.

A diretora do Departamento de Assistência em Saúde, Viviane Tomazoni, conta que durante a visita foi apresentado o funcionamento dos agendamentos; também consultas e atendimentos gerais às gestantes da Rede Municipal; as visitas à maternidade e os grupos de gestantes. “Estamos em constante trabalho junto às equipes das Unidades de Saúde da Família e Hospital Municipal, para discussão de casos e maior resolutividade nos enfrentamos do dia a dia. Para isso, temos uma Câmara Técnica Rede Mãe Paranaense, formada por uma equipe multiprofissional que se reúne mensalmente para que casos sejam discutidos, o que qualifica o processo de trabalho da rede”, destaca Viviane.

Dados do município:

 

Mortalidade Materna

 

2016 – 1

2017 – 0 (até a presente data)

 

Proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas de pré-natal. O ideal é que a taxa esteja sempre acima de 70%

 

2014 – 76%

2015 – 73,01%

2016 – 76,73

 

Taxa de mortalidade infantil. Calculada a partir do número de óbitos em menores de um ano de idade e de nascidos vivos, ambos residentes em Pinhais, multiplicado a cada 1 mil habitantes. Este cálculo é utilizado em cidades com mais de 100 mil habitantes.

 

2014 – 8,5

2015 – 7,45