Serviço da Vigilância Sanitária de Pinhais tem 85% de aprovação

O trabalho realizado pela Vigilância Sanitária de Pinhais foi avaliado como “Muito Bom” ou “Ótimo” por 84,69% dos entrevistados. A pesquisa de satisfação foi implantada no mês de novembro de 2019 e foi realizada de forma eletrônica e anônima junto às empresas e cidadão atendidos pela Vigilância Sanitária e de Saúde do Trabalhador.

Entre as empresas classificadas como de Baixo Risco Sanitário, aquelas que têm processo automático de Licenciamento Sanitário (sem a realização de inspeção prévia), afirmaram estarem satisfeitas com o atendimento do fiscal sanitário quando precisaram de algum esclarecimento por e-mail, telefone ou pessoalmente. Cerca de 88% dos entrevistados responderam com “ótimo” ou “muito bom”, e 90% revelou estar satisfeito com o atendimento do fiscal durante o processo de licenciamento sanitário.

Já entre as empresas classificadas como de Alto Risco, que necessitam de inspeção prévia para o Licenciamento Sanitário, também demonstraram estar muito satisfeitas com o serviço prestado. No quesito referente ao prazo de atendimento da solicitação de Licenciamento Sanitário, 94% dos entrevistados afirmaram que a vistoria ocorreu dentro do prazo previsto por lei e 92% afirmaram que o fiscal estava uniformizado durante a realização da fiscalização.

Além disso, também foram avaliados o conhecimento técnico do fiscal, demonstrando que 94% estão satisfeitos com esse quesito. O mesmo índice (94%) de entrevistados também afirmou que o fiscal foi ético e cordial na fiscalização realizada.

Referente à situação quando a empresa de alto risco solicitou algum esclarecimento por email, telefone ou pessoalmente, 85% avaliaram como ótimo ou muito bom o retorno recebido.

Ao final, a pesquisa solicitou que os entrevistados contribuíssem com sugestões para a melhoria do serviço, havendo solicitações para expansão dos serviços informatizados e diversos elogios foram dados ao trabalho da Vigilância Sanitária de Pinhais.

Na opinião de Maria Tereza, da Gerência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, a pesquisa possibilitou uma visão clara sobre a opinião do cidadão sobre o atendimento realizado, além de trazer pontos de melhoria. “Sabemos da importância do trabalho da Vigilância Sanitária para a sociedade,  para o desenvolvimento econômico do município e para que a população receba produtos e serviços com segurança sanitária. A oferta de um serviço de inspeção ágil, eficaz e ético acelera ainda mais o crescimento econômico das empresas e gera confiança para nossos clientes-cidadãos. Por essa razão, a Vigilância Sanitária continuará buscando incansavelmente e diariamente oferecer serviços de excelência para a população”, disse.