Uso de recursos tecnológicos transformam a Educação em Pinhais

É fato que a tecnologia invadiu nossas vidas, mas aí entra o seguinte questionamento: Como utilizar estes recursos de forma positiva e construtiva? Em Pinhais, a Secretaria Municipal de Educação adotou algumas ferramentas – Google for Education, Midiacode e a tela interativa – com o intuito de proporcionar mais interação, colaboração e integração nas unidades de ensino. 

As inovações tecnológicas e o uso intenso de dispositivos, como celulares e tablets, mudou a forma com que jovens e crianças interagem com o mundo. Neste contexto, ao investir em novas possibilidades para a Educação pinhaiense, a Prefeita visa atender necessidades desta nova geração, além de manter a constante atualização nos processos educacionais.

Google for Education

Por meio da plataforma Google – Ferramentas do G Suite, alunos e professores têm acesso a contas educacionais que os permitem usar de forma integrada diversos recursos pedagógicos e de produtividade. "Em conjunto com a sala de aula que já conhecemos, os alunos também participam de uma sala de aula virtual, onde os professores passam tarefas, corrigem, dão nota e interagem em tempo real com os estudantes", explica Márcia da Luz Corrêa Galindo,  chefe da Seção de Apoio à Formação Continuada e Coordenação pedagógica da implantação do Google for Education em Pinhais.

De acordo com Márcia, com essa ferramenta o professor passa a ter contato por e-mail diretamente com os pais, permitindo que acompanhem as atividades realizadas, estreitando assim a comunicação entre a comunidade e a escola. "Vejo um excelente potencial de uso pedagógico destas ferramentas pelos professores, educadores e pedagogos, com certeza estamos inaugurando uma nova era onde a tecnologia, interação e a colaboração estarão presentes, bem como a autonomia dos servidores em gerenciar seus arquivos de trabalho".

Os pedagogos também passam por um processo de formação para aprender a usar as ferramentas dentro e fora da sala de aula, tendo como função a implantação em cada unidade escolar. "Investir na formação e atualização dos profissionais é essencial, não apenas para o sucesso da implantação de uma nova tecnologia, mas também para o crescimento da experiência de aprendizado dos alunos", comenta Márcia.

Midiacode

Já com a plataforma Midiacode os conteúdos são compartilhados e atualizados, o que torna o jeito de aprender e ensinar mais dinâmico, atrativo e eficaz. "A utilização do Midiacode permite que a escola economize tempo e material impresso, contribuindo com a sustentabilidade. Além disso, o professor pratica o conceito de sala de aula invertida ao entregar conteúdos para os alunos com um clique e o aluno tem o conteúdo sempre acessível para estudar onde e como quiser. A tecnologia gera resultados, diminui gastos e potencializa o aprendizado".

"Dessa forma, a possibilidade de termos em um único espaço ferramentas integradas e compartilhadas eleva o nível de trabalho pedagógico e administrativo nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Pinhais, bem como, o desempenho dos alunos, e ainda pode incentivar os pais e responsáveis a acompanharem de perto o desenvolvimento e desempenho escolar de seus filhos", ressalta Márcia.

Tela Interativa

Prestes a ser instalada em algumas unidades de ensino municipais, a tela interativa é outra opção tecnológica para oferecer suporte a novos métodos de aprendizagem. Além de agregar ao trabalho do professor, que poderá tornar mais dinâmica a maneira de repassar conteúdos, permite uma maior interação com os alunos. Com acesso à internet, também é possível realizar videoconferência, acessar aplicativos de mensagem, possui quadro branco interativo, o conteúdo apresentado e observações anotadas podem ser salvos, por exemplo, para envio por e-mail ou impressão. 

Segundo Guto Braga, gerente de Contas da Tecprinters, empresa responsável pelo fornecimento dos equipamentos, o setor educacional precisa estar alinhado às necessidades do momento e a tecnologia pode ser incluída de forma positiva nesta proposta. “A tela interativa é como um grande computador, de 65 polegadas, que amplia as possibilidades para o professor em sala de aula. É sensível ao toque, tem um material resistente, e permite que os alunos também interajam uma vez que suporta diversos toques simultaneamente”, explica.