Apresentações culturais e artísticas foram realizadas em Piraquara no dia da Consciência Negra

No último sábado, dia 20 de novembro, foi realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, no bairro Guarituba, uma ação alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra. O evento foi marcado por manifestações artísticas e culturais.

Iniciando a cerimônia foi apresentado o vídeo do Projeto Chá com Memória -Personalidades Negras em Piraquara, com três lideranças importantes atuantes na guarda da memória do povo negro e grandes contribuintes para o desenvolvimento cultural da cidade.

No Teatro do CEU, ocorreu ainda a apresentação da Cena – Gritaram-me Negra, poema de Victoria Santa Cruz, encenada por Nice Arrepio, Professora Eunice, com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer.

Dando sequência às atividades, houve a apresentação do Grupo Folclórico Afro Brasileiro Kumbela Nzaze – Dança Jongo e a estreia do Grupo de Percussão Batuquara, projeto desenvolvido no Centro da Juventude e CEU. Marcando esta data importante, houve a apresentação do novo Espaço de Roda de Capoeira. Um local para o fortalecimento cultural, construído com apoio da comunidade local.

Anderson Barbosa, Co-Idealizador do Batuquara, comenta sobre o do Grupo de Percussão, realizado no CEU e no Centro da Juventude. “É um projeto ousado, dando oportunidade à toda comunidade, de crianças até idosos. Nós temos, uma estrutura de mais de 150 instrumentos, e a ideia é utilizar todos eles. Temos um grande parceiro para a realização que é o Marcio Tesserolli, que abraçou a ideia. E o que é Batuquara? Uma mistura de batucada com Piraquara”, comentou.

Patrícia Viana, Coordenadora do CEU, fala sobre a apresentação do novo espaço. “A Roda de Capoeira foi idealizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em conjunto com a comunidade, conseguimos concluir este marco histórico, um patrimônio imaterial da humanidade, construindo em espaço público, vai servir para várias manifestações culturais”, destacou.

Regina de Almeida, Diretora de Política Cultural, comenta o que significa o dia 20 de novembro. “O dia de hoje, marca o assassinato de um grande líder negro, Zumbi dos Palmares. O dia foi reivindicado pelo movimento negro, um dia de luta e resistência, para mostrar para a sociedade que o povo negro, tem história, cultura, tem memória e foi um grande contribuinte para o desenvolvimento do nosso país, inclusive em Piraquara”, afirma.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Ana Elizabete Mazon Tesserolli, agradece aos profissionais envolvidos. “Este dia histórico, se consagra aqui, no seio do Guarituba, e gratificante ver a comunidade junto com gestão, envolvida neste projeto. Quero agradecer especialmente aos membros da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que fizeram com maior carinho, com verdade, para este dia memorável acontecer, que tenhamos muitos outros como este”, destacou.

Estiveram presentes no evento o Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, o vice-prefeito, Olivério Saraiva – Rivas, os vereadores Guanair Denilson, José Cícero Fidélis – Maguila e Professor Gilmar, o Diretor da Paraná Edificações, Marcus Maurício de Souza Tesserolli, secretários e servidores municipais, lideranças, e a comunidade como um todo.