Assinada a ordem de serviço para construção do Novo Terminal Rodoviário de Piraquara

Em solenidade realizada nesta quinta-feira, dia 19 de maio, em Piraquara, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou a ordem de serviço para construção do novo Terminal de Transporte Urbano de Piraquara. O investimento será de R$ 12,7 milhões, para uma edificação de 2.467,35 metros quadrados de área construída no bairro Jardim Esmeralda, no cruzamento das Avenidas São Roque e Brasília.

Em suas redes sociais o deputado Luizão declarou “vivi por muitos anos em Piraquara e me sinto muito feliz em compartilhar dessa conquista. O Novo Terminal de Ônibus deve ficar pronto até começo do ano que vem e, junto dele, áreas de lazer para toda a família. Estive em Piraquara na manhã de hoje para assinar a autorização de início de obra, ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do prefeito de Piraquara, Josimar Aparecido Knupp Fróes, do presidente da Comec, Gilson Santos, do diretor do Paraná Edificações, Marcus Tesserolli, e de tantas pessoas que ajudam na construção de Piraquara. Mais de 40 mil pessoas aqui da cidade dependem do transporte para ir a Curitiba, todos os dias. Muita gente vai se beneficiar dessa obra. Feliz por isso!”, afirmou Luizão.

O projeto do novo terminal teve início em 2019, por meio de um estudo de viabilidade realizado pela Prefeitura de Piraquara, que também sugeriu e intermediou a cessão do terreno junto a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. A Superintendência de Projetos e Obras do município ainda desenvolveu o projeto arquitetônico que foi cedido para a COMEC, que posteriormente contratou os projetos complementares.

Durante o discurso, o Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, fez questão de relembrar o histórico para viabilização do projeto “Uma conquista que teve início ainda na gestão do ex-prefeito Marcus Tesserolli, com participação efetiva dos técnicos da nossa Superintendência de Projetos e Obras em parceria com a COMEC, e que agora eu tenho a grata satisfação de assinar a ordem de serviço”, relembrou.

Ele também agradeceu o Governo do Estado pelo investimento e cessão do terreno para construção do novo terminal. “Piraquara agradece o Governador Ratinho Jr pelo cuidado com nossa cidade, destinando mais de R$ 12 milhões e cedendo o terreno para construção do Novo Terminal que qualificará muito o transporte público do nosso município e beneficiará toda a população”, destacou.

Segundo o Governador, o investimento contribuirá para uma unificação da cidade com a Capital e os demais municípios da região. “Quando assumimos o governo fizemos um grande projeto estratégico. Temos que pensar a Região Metropolitana e Curitiba como um todo, e a população precisa dessa integração entre os terminais. Essa obra vai aumentar a eficiência do transporte e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores que usam o sistema”, afirmou.

É importante ressaltar que o atual Terminal localizado no Centro não será desativado e funcionará de forma integrada com o novo.

ESTRUTURA – A nova edificação terá 2.467,35 metros quadrados de área construída e será instalada com área total de 18.326,54 metros quadrados, no bairro Jardim Esmeralda, no cruzamento das avenidas São Roque e Brasília. O antigo complexo, com área total de 1.857 metros quadrados, tinha apenas 610 metros quadrados de área coberta.

Nos arredores será realizado um trabalho de paisagismo com floreiras em alvenaria, plantas e árvores. O local ainda terá área de recreação com bicicletário, duas quadras poliesportivas e playground. “Isso cria um espaço de interação, vai valorizar os imóveis, melhorar a iluminação pública e a segurança pública”, destacou Ratinho Junior.

A estrutura será em aço, apoiada em pilares também metálicos e com telhas termoacústicas, que proporcionam mais conforto e menos custo de manutenção. O perímetro externo da cobertura terá um anteparo metálico com iluminação em LED embutida, deixando a estrutura mais moderna.

PRESENÇAS – Participaram do evento os deputados federais Luciano Ducci e Luizão Goulart, a deputada estadual Mara Lima, o vice-prefeito municipal, Olivério Saraiva – Rivas, o ex-prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Presidente da COMEC, Gilson Santos, o presidente da Câmara de Vereadores de Piraquara, Valmir Nanico, os vereadores de Piraquara Amilton Lima, Cícero, Eugênio, Guanair, Maguila, Marcelinho da Saúde, Marildo Gomes, Professor Pedro, Professor Gilmar, Lucio Renato, Vandinho e Weliton Santos Figueiredo, a Prefeita de Pinhais, Rosa Maria, o Prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zaneti, além da comunidade em geral.