Feiras Livres se tornam opção de lazer e turismo em Piraquara

Comuns em grandes cidades, as feiras livres ganham força em Piraquara não só pelo aspecto econômico, mas também como manifestações turísticas e socioculturais do município. Em 2021, com o avanço da vacinação contra Covid-19 e diminuição das medidas restritivas, a cidade da Região Metropolitana de Curitiba vê as feiras se consolidarem como atrações para a população e visitantes.

Desde maio, todo primeiro sábado de cada mês ocorre a Feira Agroecológica na Praça Affonso Marcos Favoretto, no bairro Laranjeiras. Idealizada a partir do desejo de produtores locais de comercializarem produtos isentos de contaminantes intencionais, a cada edição o evento reúne mais participantes. Em espaço aberto, ela proporciona o contato direto entre o produtor e o consumidor final.

Mais recentemente, no dia 01 de agosto, foi lançada a “Feira do Centro Histórico de Piraquara”, com gastronomia, artesanato e antiguidades. O local escolhido para receber a nova feira foi a Rua Cel. Manoel Alves Cordeiro, região histórica, marco do povoamento e desenvolvimento socioeconômico de Piraquara, a partir da instalação da Estação Ferroviária, em 1880.

Além das duas feiras criadas em 2021, o município ainda conta com a Tradicional Feira Livre, que ocorre toda semana no Centro de Piraquara. Todas as iniciativas são organizadas pelos próprios expositores com o apoio da Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Interessados em saber mais ou expor produtos podem entrar em contato por meio do telefone: 3590-3300.

Serviço

Feira Agroecológica de Piraquara
Realização: Primeiro sábado de cada mês
Hora: 09h às 15h
Local: Praça Affonso Marcos Favoretto, Bairro Laranjeiras.

Feira do Centro Histórico de Piraquara
Realização: Segundo domingo de cada mês
Hora: 09h às 16h
Local: Rua Cel. Manoel Alves Cordeiro, Centro.