Feriado da Independência do Brasil com diferentes opções em Piraquara

Todo mundo ama um “feriadinho” não é? É tempo de passear, curtir e aproveitar a sua cidade. E você não precisa ir para longe de casa para encontrar diversas opções de lazer. Confira algumas dicas do que fazer nos próximos dias em Piraquara.

Feira Agroecológica de Piraquara

A programação do feriado em Piraquara já começa no sábado pela manhã! Dia 04 de setembro acontece a Feira Agroecológica de Piraquara, na Praça Affonso Marcos Favoretto, no bairro Laranjeiras. Nas barracas, os visitantes podem comprar hortaliças, frutas, mudas, café, pães, erva mate, PANCs, sementes, artesanato, biocosméticos, fitoterápicos, biojóias, entre outros. O evento acontece todo primeiro sábado do mês no horário das 9h às 14h.

Centro Histórico

No Centro Histórico de Piraquara, os visitantes podem apreciar a arquitetura, prédios históricos, como a Casa da Memória e a Igreja Matriz, além da linha férrea, que marca o desenvolvimento da nossa cidade. Outro atrativo, inaugurado recentemente na região, é o letreiro turístico, estilizado com os elementos característicos do município.
Na região, há ainda, opções de gastronomia local para almoço ou café colonial.

Parque das Águas

Localizado na Região Central de Piraquara, o Parque das Águas Jacob Simião é uma ótima opção de lazer para toda a família. No espaço você poderá apreciar lagos, vertedouros, decks, bosque. Pode se exercitar na pista de caminhada ou na academia ao ar livre e levar as crianças no playgroud infantil e para observar os animais que vivem ali. O parque é aberto de segunda à domingo, das 7h às 20h.

Estrada Nova Tirol – “Caminho Trentino”

A estrada histórica, conhecida popularmente como “Caminho Trentino” é pavimentada em paralelepípedos e leva o visitante para a Colônia Santa Maria. Ao longo do caminho é possível apreciar a natureza exuberante. O ponto alto é a ponte que cruza a Barragem Piraquara II, nela o visitante pode admirar a linda paisagem da Serra do Mar cercado por água dos dois lados.

Colônia Santa Maria 

A Colônia Santa Maria do Novo Tirol foi fundada em 1878, quando 59 famílias oriundas da Província de Trento, na Itália, chegaram a Piraquara. O conjunto arquitetônico da Colônia Santa Maria é formado pela Igreja Nossa Senhora Assunção, o Memorial da Imigração Italiana, o Cemitério da Colônia, o Parque Trentino e os casebres coloniais. Muitos de seus descendentes trentinos ainda lá residem, mantendo suas tradições. Além dos costumes, sabores e tradições da sua terra natal, os trentinos trouxeram com eles a imagem de Nossa Senhora da Assunção, atual padroeira da Igreja da Colônia.

Morro do Canal

O Morro do Canal com 1.373 metros acima do nível do mar, faz parte do Parque Estadual do Marumbi. A trilha para subida possui nível de dificuldade média e leva cerca de 2 horas. O morro tem vias para prática de rapel e escalada em rochas. Na chegada ao topo, o visual é recompensador, com vista panorâmica de Paranaguá e Antonina (no lado do Litoral) e das barragens Piraquara I e II. A subida ao morro é gratuita, a taxa cobrada no local é a de estacionamento paga diretamente ao proprietário da área localizada aos pés do Morro. A estrutura conta com estacionamento, banheiros, lanchonete, pousada e café colonial. No mesmo ponto de acesso ao Morro do Canal o visitante também tem a possibilidade de acesso ao Morro do Vigia e a Torre Amarela, podendo realizar a travessia passando pelos três morros (duração estimada de 6 horas).

Centro Histórico – Letreiro

No Centro Histórico de Piraquara, os visitantes podem apreciar a arquitetura, prédios históricos, como a Casa da Memória e a Igreja Matriz, além da linha férrea, que marca o desenvolvimento da nossa cidade. Outro atrativo, inaugurado recentemente na região, é o letreiro turístico “PIRAQUARA”, estilizado com os elementos característicos do município.

Na região, o visitante encontra opções de gastronomia local para almoço ou café colonial.

Cicloturismo

As opções de roteiros temáticos levam a locais que preservam a história dos povos e de sua colonização, circuitos bem sinalizados proporcionam ao ciclista contato com a natureza e infraestrutura adequada. As Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu surgiram em 2019 da parceria entre os municípios de Piraquara, Pinhais e Quatro Barras no intuito de oferecer maior estrutura ao cicloturista, seja ele iniciante ou experiente. Os roteiros são divididos em rotas temáticas e passam pelos principais pontos turísticos do município, como Morro do Canal, Parque das Águas, Barragens, Igrejas e Centro Histórico.

Gastronomia

No Centro Histórico ou na Área Rural o visitante pode encontrar diversas opções de gastronomia. Desde comida campeira servida no fogão à lenha até elaborados pratos com truta cultivada na região. Confira todas as opções no Inventário Turístico Municipal na aba “Gastronomia” ou acesse o Mapa Turístico Digital para visualizar os empreendimentos. https://bit.ly/3yIm2vt

SERVIÇO

Acesse mais informações no site www.piraquara.pr.gov.br/turismo