ASCOM da Secretaria da Cultura foi responsável pelo texto que derrubou Alvim, diz advogada da Secretaria Denia Magalhães

Depois das revelações do Agora Paraná sobre o fatídico texto que levou a queda do Secretário da Cultura Roberto Alvim, após os indícios mostrados por este jornal trazidos por fontes próximas ao Ministério, a advogada Denia Magalhães, da Secretaria da Cultura, afirmou de forma oficial ao Agora Paraná na noite desta segunda-feira (20) que o responsável pela produção do texto, gravação, edição, trilha sonora do vídeo que derrubou Roberto Alvim Secretário da Cultura é Marco Frenette, chefe da ASCOM – Assessoria de comunicação da Secretaria.

Ao Agora Paraná, Denia informou que ela, Alexandre Leuzinger e Alessandro Loiola não participaram de nenhuma etapa da produção do texto e vídeo, sendo de total responsabilidade da ASCOM, informou a advogada que é servidora da Secretaria da Cultura.

Neste domingo, o Agora Paraná trouxe uma reportagem informando que os três participaram de forma direta da produção do texto, com base em fontes internas da Secretaria da Cultura. Ao Agora paraná, Denia negou a participação. Ainda no domingo (19) após a publicação da reportagem, Roberto alvim gravou um áudio (ouça no link) dizendo que estes três assessores não participaram desta produção, mas não explicitou quais assessores o fizeram.

Marco Frenette nega responsabilidade sobre produção do texto

Após a repercussão desta reportagem ainda no fim da noite desta segunda-feira (20), a Secretaria Especial da Cultura, na manhã desta terça-feira (21) através da ASCOM,  envio nota informando que:

"O chefe da Ascom da Secretaria Especial da Cultura, Marco Frenette,  não participou da produção do texto constante no vídeo de divulgação do Prêmio Nacional, escrito entre os dias 3 e 5 de janeiro. O texto do vídeo em questão ocasionou a queda do secretário Roberto Alvim.

Foram dois os motivos da não participação: 

a) Frenette estava de recesso no período da feitura do texto, retornando ao trabalho apenas em 6 de janeiro, conforme comprovam dados de áereo anexados; 

b) Alvim optou por escrever o texto pessoalmente, conforme o próprio declarou em diversas ocasiões, e também conforme áudio e print de mensagem anexados.

O texto finalizado para ser colocado no teleprompter foi passado por Roberto Alvim ao chefe da Ascom via whatsapp, no dia 6, conforme comprovação anexada"

"O texto já finalizado para ser colocado no teleprompter foi passado por Roberto Alvim ao chefe da Ascom via whatsapp, conforme print abaixo. A inserção do texto no teleprompter e a edição do vídeo não são feitas na Ascom, mas numa agência externa contratada"

Além da nota, assinada pelo chefe da ASCOM da Secretaria especial da Cultura, Marco Frenette, deu as seguintes explicações ao Agora Paraná:

"Em preservação da verdade, maiores esclarecimentos só podem ser obtidos com o próprio Roberto Alvim e com os três assessores que estavam próximos a ele no período de produção do texto: Dênia Magalhães, Alessandro Loiola e Alexandre Leuzinger. Esse fato se prova pelo vídeo (veja aqui) reproduzido pelo Agora, retirado das redes sociais, no qual se vê toda a equipe reunida no dia 5, com exceção de mim, que estava em recesso.

Entendo que Alvim, ao escrever uma primeira justificativa na qual diz que algumas informações "foram passadas por meus assessores", inaugurou a temporada de caça. Se houve participação de alguém mais que não o próprio Alvim, só ele pode responder, pois eu estava física, mental e virtualmemte longe do processo de escrita do texto", diz a nota assinada por Marco Frenette, chefe da ASCOM da Secretaria, que trabalha com a nomenclatura de Departamento de Relações Institucionais.

editado às 7:40 da manhã