Com presença de Secretária Nacional de Bolsonaro, Ratinho Júnior sanciona lei de combate ao Racismo no Paraná

Acompanhado da Secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o governador do Paraná, Ratinho Júnior sancionou nesta quinta-feira (21) lei que institui o Dia Estadual de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, que prevê ações afirmativas e campanhas educativas realizadas em parceria entre o governo do Paraná e o poder legislativo do estado.

De acordo com Sandra Terena a iniciativa do estado do Paraná é um marco importante no combate ao racismo e à intolerância religiosa, pautas tão importantes que segunda ela, não devem ser lembradas apenas neste dia, mas durante todo o ano.

77% dos jovens assassinados no Brasil são negros

“A cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil. 77% dos jovens entre 15 e 29 anos assassinados no Brasil são negros. Em Curitiba, a cada cinco denúncias recebidas pelo setor de vulneráveis da Delegacia de Homicídios de Curitiba, quatro são de racismo. Precisamos mudar essa história. Estamos ampliando as estratégias de fortalecimento das campanhas de combate ao racismo, que serão feitas em parcerias com os governos e municípios, bem como ações de fortalecimento à cultura e principalmente na educação de base para que o princípio da igualdade seja ensinado desde o ensino fundamental para nossas crianças”, disse a Secretária.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, destacou que a lei é pioneira no Brasil e terá um efeito pedagógico na luta pela igualdade racial.  “O Paraná já é referência em tantas áreas, como agronegócio, geração de empregos e inovação. Queremos também ser referência em relacionamento humano, conviver como iguais, independente da cor, raça, religião ou posição política e social”, disse ele.

Procurador do Ministério Público do Paraná há 42 anos e fundador do departamento de Direitos Humanos do órgão, Olímpio de Sá Sotto Maior falou da importância das políticas transversais na luta pela Igualdade Racial em todas as esferas governamentais e destacou que a presença da Secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Paraná, fortalece a pauta.

UNIÃO – A lei foi proposta pelo deputado estadual Anibelli Neto. De acordo com o parlamentar, essa parceira entre os poderes Executivo e Legislativo é essencial para o combate ao preconceito. “Somos poderes independentes, mas que unidos têm muito mais força. Agora, com a sanção desta lei pelo governador, tenho a convicção de que vamos levar as ações aos quatro cantos no Estado do Paraná”, disse.

Conscientização

Para o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, o poder público deve atuar para combater o racismo. “Temos que fazer um trabalho de conscientização, esclarecimento e educação contra essa chaga, que não poderia existir nos dias atuais”, afirmou.

LUTA – A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 21 de março como Dia Internacional da Luta pela Eliminação do Preconceito Racial. A data foi escolhida em referência ao massacre que ocorreu no bairro Sharpeville, em Joanesburgo, na África do Sul, no 21 de março de 1960, quando 69 pessoas morreram e 180 ficaram feridas durante um protesto contra as leis apartheid. Nesta mesma data, a SEPPIR faz aniversário e completou 16 anos de existência em 2019.