Deputado Luizão enaltece modificações feitas pelo governador Ratinho Junior na educação

Luizão é professor e atuou na rede pública estadual de ensino durante 17 anos. Em Pinhais, se destacou por implantar importantes projetos como a Escola em Tempo Integral, que ajudou o município a dar um grande salto na educação. Recentemente, Pinhais apresentou um dos melhores IDEBs (Índice da Educação Básica) do Paraná e isso é fruto do trabalho que vem sendo feito na cidade. "Desejo muito sucesso ao Governador Ratinho Junior e ao novo secretário de educação Renato Feder, ambos estão demonstrando muita disposição para trazer novas transformações a esse importante setor", destacou.

Além da posse do novo secretário, durante o evento foram apresentados os novos chefes de núcleo. Na Região Metropolitana Área Norte, quem passa a comandar o Núcleo de Educação é o professor e diretor Alcione Giareton. "Não tenho dúvidas que o professor Alcione fará um bom trabalho nessa sua nova função, pois sabemos da experiência que possui na rede pública de ensino", comemorou o deputado.

(Foto: Divulgação) Deputado federal Luizão Goulart participou da cerimonia de posse do novo secretário estadual de Educação, Renato Feder

"Temos um desafio muito grande, pois o Paraná é o sétimo no Ideb. Com o potencial, o quadro técnico e os professores que temos, podemos estar em primeiro lugar", afirmou o governador. "A ideia é repensar de uma maneira inovadora um novo jeito de se fazer educação no Paraná para que possamos chegar ao topo do ranking."

Ratinho Junior explicou que haverá uma reformulação na estrutura organizacional da pasta, com foco na qualificação dos professores e das equipes pedagógicas e na gestão das escolas, para melhorar os índices no médio prazo.

MEDIDAS – O governador destacou medidas que já estão sendo executadas pela Secretaria, como a seleção dos 32 novos chefes dos Núcleos Regionais de Educação. "Até agora a indicação era política. Estamos rompendo com esse modelo, passando por um teste seletivo muito criterioso", disse. "O chefe de núcleo precisa ter capacidade técnica, porque ele será o topo da pirâmide para as boas práticas que queremos implantar na sala de aula", explicou.

O Paraná também deve buscar modelos que deram certo em outros estados e países. Ratinho Junior citou os projetos Escola Segura, para combater a evasão escolar e trazer mais segurança ao entorno das escolas, e Ganhando o Mundo, que prevê a concessão de bolsas de intercâmbio para o exterior a estudantes dos ensinos fundamental e médio.