Mandetta gastou R$ 25 milhões em gel lubrificante

O Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta gastou R$ 25 milhões em gel lubrificante em um programa de prevenção ao HIV em 2019. O documento público do Ministério da Saúde mostra os estados beneficiados com o programa com o objetivo de evitar lesões anais, que funcionam como porta de entrada da Aids. A informação foi revelada pelo jornalista Allan dos Santos, do Portal Terça Livre na noite desta quarta-feira (16).

Veja a distribuição do dinheiro por estado clicando aqui.

O gel lubrificante, que deve ser sempre à base de água para não danificar o preservativo, tem papel na prevenção da transmissão sexual do HIV, dado que sua presença nas relações sexuais diminui o atrito e a possibilidade de provocar microlesões das mucosas genitais e anais, lesões estas, que funcionam como porta de entrada para o HIV e outros microorganismos. Recomenda-se seu uso associado ao preservativo, potencializando a prevenção, ou uso isolado, na lógica da redução de risco.

Ações de combates ao HIV foram prioridades e uma das primeiras ações de Mandetta como Ministro da Saúde. Já em fevereiro de 2019, o ministro cuidou pessoamente desta campanha. “Pare, pense e use camisinha”. Esse é o slogan da Campanha de Carnaval lançada nessa sexta-feira (22) pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Salvador (BA). A ação visa conscientizar os foliões que irão pular Carnaval por todo país. 

Já em 2020 foram distribuídas apenas no carnaval pela equipe de Mandetta 8,9 milhões de unidades de gel lubrificante.“Precisamos cada vez mais estimular o uso do preservativo durante o Carnaval para prevenir a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e do HIV, uma vez que muitas dessas infecções possuem fase assintomática e a pessoa nem sabe que tem e, quando apresenta sintomas, como lesões na região genital, elas podem facilitar a infecção pelo HIV”, aponta o diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Gerson Pereira. Apenas em 2020, como prevenção da Aids, Mandetta mandou distribuir 128 milhões de camisinhas, números que correspondem a mais da metade da população brasileira.

 

A ideia é estimular o uso do preservativo, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos. Entre as novidades para esse ano, está a apresentação da nova embalagem da camisinha a distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde irá distribuir 12 milhões de camisinhas com a nova identidade visual durante os dias de Carnaval. O novo conceito é mais moderno e dialoga diretamente com o público jovem, que é o mais atingido por novas infecções nos últimos anos. A escolha do design foi feita a partir de concurso cultural entre 210 estudantes universitários, em 2017, em parceria com a Unesco Brasil.