Senador Oriovisto participa da XVII Convenção Nacional de Micro e Pequenas Empresas

O Senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR) participou, nesta terça-feira (2), do painel “O Simples Nacional e os Riscos da Reforma Tributária”, que integrou a programação do a XVII Convenção Nacional de Micro e Pequenas Empresas. O evento foi realizado, por meio de plataforma on-line, pelo Sistema Conampe e correalização do Sebrae, no período de 1 a 3 de dezembro, com a participação de palestrantes de referência nacional e internacional.

“Eu não acredito que a reforma tributária sairá esse ano porque esse ‘governo parou, parado’. E não é só a reforma tributária, temos três Projetos de Emenda a Constituição (PECs) importantíssimos que também estão parados: as PECs emergencial; do pacto federativo e dos fundos, bem como a reforma administrativa. Nada anda e não irá andar até fevereiro, quando teremos eleições para os presidentes da Câmara e do Senado. Enfim, só estão cuidando dos interesses deles”, destacou o senador Oriovisto.

Sobre o Simples Nacional, o senador disse aos participantes que, se realmente ocorrer a reforma tributária no ano que vem, não há motivos para preocupação. “Nenhum deputado, senador ou ministro terá coragem de mexer no Simples. Eles sabem que o Simples é essencial nesse cenário de desemprego brutal que existe hoje no país e nessa enorme crise, que foi agravada pela pandemia. Com isso, seria uma loucura mexer no Simples”, explicou Oriovisto.

O presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (Conampe), Ercílio Santinoni, ressaltou que a participação do senador Oriovisto na Convenção foi marcada pela sinceridade, com uma fala de um empreendedor para outros empreendedores, de um líder para outros líderes, nesse caso, empresários e dirigentes de entidades de microempresas, MEIs e pequenas empresas.

“Ficamos com a certeza de que teremos no senador Oriovisto um defensor das micro e pequenas empresas, dos pequenos, dos milhões de empresários que sustentam a economia desse País, geram mais da metade dos postos de trabalho do país e contribuem com 27% do PIB.

Precisamos que Simples seja realmente simples, que seja ainda melhorado para cumprir o que estabelece a Constituição, garantindo o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado às microempresas, aos pequenos negócios”, avaliou o presidente.

No contexto de grandes transformações pelas quais passa o país diante da pandemia mundial, o tema central da convenção foi “Vem aí o novo tempo para os pequenos negócios”, com abordagens inovadoras para o segmento e temas voltados para economia, vendas, microcrédito, desenvolvimento sustentável, associativismo, empreendedorismo, técnicas motivacionais e outros.