Waldir Leite pode ter mandato cassado a qualquer momento em Paranaguá

O inquérito 0015668-64.2018.8.16.0129 está concluso para julgamento e análise do juiz da fazenda Pública de Paranaguá Rafael Kramer Braga. A partir de agora, a qualquer momento Leite pode ter seu mandato cassado além de ser condenado em uma ação de R$ 2 milhões.

A ação movida pelo Ministério Público do Paraná chegou a mesa do juiz a quase um mês. O órgão pede, além da perda de mandato, que Waldir Leite se torne inelegível por oito anos.

Os motivos são conhecidos pela cidade. Leite, segundo a ação do MP, comandou invasões de terra em Paranaguá se utilizando da estrutura pública como máquinas e tratores, tornando a Casa de Leis que hoje preside, palco de uma milícia que se utilizou da máquina pública para joga o Estado contra o próprio Estado, expulsando os donos da terra, que hoje estão fora da cidade porque estão ameaçados de morte após a invasão comandada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Paranaguá.

Imagens obtidas com exclusividade pelo Agora Paraná, revelam que Leite chegou a entrar na terra invadida tomando cerveja junto com outros invasores. Casa a decisão seja pela perda do mandato, Leite ainda pode recorrer ao Tribunal de Justiça.

Essa pode ser a segunda condenação por atos de improbidade administrativa contra Waldir Leite em menos de seis meses. Ainda em dezembro de 2018, ele foi condenado pelo mesmo juízo por propaganda irregular quando colocou placas de rua fazendo alusão ao seu nome em período eleitoral. 

Procurado pela reportagem, Leite não quis comentar o assunto, mas pelas redes sociais, o Presidente da Câmara debochou da justiça e da reportagem. Leite é um dos poucos políticos no Brasil que já foi acordado pela polícia e por bandidos. Foi acordado pela polícia quando foi preso por irregularidades em licitação e pelos bandidos quando teve sua casa roubada.