Guarda Municipal de Quatro Barras orienta motoristas sobre restrição de circulação de caminhões de grande porte no centro

Ações de orientação serão realizadas ao longo desta semana. A partir da próxima segunda (31), motoristas que descumprirem serão autuados

A Guarda Municipal de Quatro Barras iniciou hoje (24) uma série de ações de orientação para instruir motoristas sobre a restrição de circulação de caminhões de grande porte na região central da cidade. 

A restrição está prevista no Decreto Municipal nº 2827/2013 e é válida para caminhões com peso acima de dez toneladas, exceto quando o destino final da entrega estiver dentro do perímetro central. Do contrário, a circulação está proibida.

Nesta segunda-feira, os agentes da Guarda Municipal estiveram em ação na Avenida Dom Pedro II e também na Avenida São Sebastião, próximo ao Colégio Estadual Arlinda Ferreira Creplive, alertando sobre a necessidade de cumprimento do decreto. 

Segundo o subcomandante da GM, Marcelo Duzanoski, a proposta é conscientizar motoristas, para evitar autuações futuras. 

Norma existe desde 2013

Desde 2013, quando o decreto foi instituído, a Prefeitura instalou placas orientativas, sinalizando os limites de circulação para caminhões de grande porte. Mas hoje poucos respeitam a sinalização, evitando as rotas de desvio.

A ação da Guarda busca retomar a conscientização e também atende uma reivindicação de moradores, especialmente do bairro Jardim Patrícia, que sofrem com as avarias nas vias e nas residências, geradas pelo fluxo de caminhões.

A ação de orientação da GM terá duração até a próxima sexta-feira (28). A partir da segunda-feira (31), motoristas que descumprirem a legislação serão autuados.