Prefeitura lança Campanha Quatro Barras + Limpa

Quatro Barras está lançando uma iniciativa pioneira para conscientizar crianças, jovens e adultos, e estimular boas práticas para manter a cidade cada vez mais limpa e agradável para se viver. É a Campanha Quatro Barras + Limpa, um programa que prevê várias ações de cunho educativo e ações práticas relacionadas à separação e reciclagem do lixo, abandono de animais, conservação das vias públicas e preservação do meio ambiente.

O lançamento oficial da campanha foi realizado nesta quinta-feira (31), com a presença do prefeito Angelo Andreatta (Lara) e das equipes diretamente envolvidas no programa, que a partir de hoje já passam a desenvolver uma série de ações nas escolas e comunidades. Entre elas estão teatros e palestras, concursos culturais, panfletagens, divulgação nas redes sociais, mutirões de limpeza, plantio de mudas e a revitalização de calçadas e da sinalização viária.

"Temos aplicado muitos investimentos na conservação da cidade, mas esse trabalho só prospera com a participação da população. Estou muito feliz hoje porque este programa é uma ação que nós criamos e com foco principalmente educativo", disse o prefeito.

A peça teatral "Dona Zica e como separar seu lixo", apresentada ontem durante o evento de lançamento, já deu indícios do trabalho de conscientização que está por vir. Adaptada pelo grupo de teatro de Quatro Barras, o espetáculo concilia o humor com algumas lições importantes: o papel de cada cidadão no município, os benefícios da separação do lixo e o respeito aos profissionais que diariamente desenvolvem esse trabalho.

Além do cronograma de ações criado pela Prefeitura, alguns materiais de apoio também foram desenvolvidos, como flyers e uma cartilha criada especialmente para o público infantil. Esse material será utilizado em sala de aula por professores e educadores, que também fazem parte da mobilização.

A campanha é uma realização da Secretaria de Urbanismo, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Educação, Esporte e Assistência Social e Cultura. Um dos pontos que chama a atenção é que a ação é de custo quase zero e é resultado da junção de esforços de várias equipes. Todos os materiais e a própria programação da campanha foram produzidos internamente – um trabalho a vários mãos que deve educar, conscientizar e estimular boas atitudes.