Projetos nas escolas estimulam exercício da cidadania

 

Boas práticas mostram que uma ideia pode gerar várias outras. Na Escola Izair Lago, projeto será inscrito nos concursos Agrinho e Ler e Pensar

O Projeto "Estudantes em Ação para o Exercício da Cidadania", realizado com 24 alunos do 5º ano da Escola Municipal Izair Lago, na Borda do Campo, nasceu de uma ideia e gerou inúmeras outras. É o que conta a professora Elaine Vodan, que ao trabalhar o tema das profissões teve a ideia de produzir vídeos ao perceber a desenvoltura de alguns alunos para atuarem como repórteres.

Desta ideia original, várias outras surgiram. Os alunos da classe passaram a fazer entrevistas sobre o horto municipal, hortas comunitárias e participaram de uma ação comunitária, ao fazer parte da campanha do agasalho. De todos estes temas e encontros surgiu a ideia de retratar tudo em um jornal, com cada ação das crianças, seus relatos e experiências.

"Fomos atrás de patrocinadores, envolvemos a comunidade, os alunos, os pais e o resultado foi além do esperado: nasceu nosso jornal – A Gazetinha – que testemunhou cada uma das ações desenvolvidas pelas crianças", contou Elaine.

Além de estimular a cidadania e o envolvimento entre comunidades, escolas e famílias, o projeto agora será inscrito no Concurso Agrinho, mostrando essa junção importante da cidade e do campo, e o estímulo à cidadania, e também no Projeto Ler e Pensar.

A diretora da escola, Luciane Pereira Rocha, destacou o envolvimento de todos e contou como é gratificante ver a atuação das crianças. "Elas se dedicaram muito, envolveram o comércio, os pais, a comunidade. Aprenderam a importância do meio ambiente e de ajudar o próximo. E isso é fantástico", disse.

A aluna Lígia Sofia Alves Santos, de 9 anos, foi uma das repórteres do projeto e contou sobre o que aprendeu. "Nas entrevistas aprendemos como cuidar das plantas, a importância de preservar o meio ambiente, o nome das árvores e dos rios", disse. Além da classe, o projeto também teve apoio das supervisoras Karina Anacleto e Jucele Andreatta.