Ação de limpeza e educação ambiental na região do Gralha Azul contou com apoio de alunos
Uma grande ação de limpeza e de educação ambiental foi realizada na quinta-feira (16) na região do Gralha Azul, em Araucária. A ação do Programa "Bairro Limpo" no local teve início a partir do pedido de alunos da Escola Municipal Deputado João Leopoldo Jacomel. Com os conhecimentos adquiridos por meio do "Um rio perto daqui", um projeto de educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação (SMED), eles entraram em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) para solicitar uma ação visando cuidados com o rio da região. As crianças ajudaram na conscientização dos moradores.
A SMMA disponibilizou quatro veículos e cerca de 30 pessoas para a retirada de lixo acumulado em terrenos baldios e de galhos, móveis e outros objetos previamente separados pelos moradores da região do Gralha Azul para a coleta. Segundo a secretaria, foram coletados cerca de 15 toneladas toneladas de resíduos (entre eles, 04 caminhões de madeiras, 3 caminhões de galhos e 2 carcaças de animais).
Além da oportunidade de realizar o descarte corretamente por ocasião do Programa "Bairro Limpo", qualquer morador pode solicitar a coleta de materiais (sofás, colchões, madeiras, móveis e outros objetos) ao longo do ano. Basta telefonar para o (41)3614-7480 (SMMA).
Conscientização – Dois grupos de alunos da Escola Municipal Deputado João Leopoldo Jacomel realizaram uma panfletagem e conversaram com moradores nas proximidades da escola. Um dos pontos de atenção dos alunos foi nas proximidades da nascente do Chimbituva, rio que passa pelo Parque Cachoeira e deságua no Rio Iguaçu. Nos arredores da nascente do rio foram recolhidos muito lixo.
O projeto "Um rio perto daqui" trata da importância dos rios para a vida, os impactos de hábitos humanos no meio ambiente e a promoção do convívio harmonioso e respeitoso com a natureza. O trabalho de educação ambiental ocorre com turmas de 3º ano. Entre os assuntos abordados estão a saúde dos rios e das pessoas, poluição, lixo, esgoto e a importância da proteção da mata ciliar (aquela que fica no entorno dos rios).
Em um dos encontros há um passeio no entorno da escola para fazer um diagnóstico do rio local, identificar problemas, causas e possíveis soluções. Os alunos participantes do projeto se comprometem a mudar hábitos prejudiciais ao meio ambiente (em casa e na escola), a compartilhar o que aprenderam com outras pessoas e a mobilizá-las para proteger os rios.