Araucária agora conta com Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Criado na Lei Orgânica de Araucária, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Araucária (Comdera) teve seu primeiro encontro e decisões nesta quarta-feira (12). O Conselho tem caráter consultivo e deliberativo e visa estabelecer diretrizes e prioridades para acelerar o desenvolvimento rural por meio de políticas públicas na área.

De acordo com a lei nº 3.103/2017, o Comdera é composto por três representantes da    Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), um representante do Sindicato Rural Patronal de Araucária, um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araucária, dois profissionais técnicos inscritos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), um representante de Associações de produtores rurais e um representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Cada membro efetivo tem seu suplente.

Já na 1ª reunião do Comdera, o grupo aprovou a aplicação de recursos federais para a compra de um trator e subsolador e também de quatro ensiladeiras. Também foram tratados de duas emendas parlamentares sobre a aquisição de um veículo para auxiliar os trabalhos da SMAG e outro para o transporte da produção da agricultura familiar. Segundo a Secretaria de Agricultura, há possibilidade de se criar núcleos nas comunidades para debater questões de interesse local sobre desenvolvimento rural.