Associações de Catadores contam com apoio da Prefeitura durante período de pandemia do Covid-19

Desde o início da pandemia de Covid-19 e da adoção de medidas restritivas ao comércio e recomendação de isolamento social , a Prefeitura de São José dos Pinhais por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) realizou diversas ações para garantir a continuidade da coleta de resíduos, serviço que é considerado essencial.

Visando a segurança e a proteção dos agentes ambientais que realizam a triagem dos recicláveis nas quatro Associações de Catadores apoiadas pelo município, foram adotados os seguintes procedimentos:

  • Comunicado sobre procedimentos preventivos: informando que o município decretou situação de emergência, orientações contidas no Decreto 3728/2020, leitura de recomendações gerais sobre covid-19 e tomada de decisão da associação pela continuidade ou não das operações;
  • Distribuição de EPIs e produtos de higiene: máscaras, luvas, sabão líquido, sacos verdes, colete/avental (uniforme para troca);
  • Higienização e desinfecção dos barracões: para controle de vetores e assepsia do local (dedetização, desratização, desinfecção), bem como orientações de procedimentos de armazenagem de resíduos e limpeza;
  • Implementação de quarentena para os materiais recicláveis: os materiais são armazenados em baias no Parque São José por no mínimo 48 horas antes de serem entregues para as Associações, a fim de evitar possíveis contatos dos associados com material contaminado;
  • Entrega de 3 cestas básicas para cada associado: através da Semma e de parcerias com Secretaria de Assistência Social e Instituto Lixo e Cidadania;
  • Pagamento de auxílio emergencial: em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento e, através de recursos obtidos do Fundo Municipal de Saneamento Básico Ambiental, será disponibilizado nos próximos dias o pagamento de duas parcelas de auxílio emergencial para os associados cadastrados.