Atenção e cuidados básicos são importantes para evitar auto contaminação ao usar máscara
O uso de máscara de tecido ou cirúrgica deve ser visto como uma ação de reforço na proteção contra o novo Coronavírus (Covid-19) sem jamais esquecer de cuidados como lavar corretamente as mãos, manter ambientes arejados, utilizar álcool gel e evitar aglomerações. A atenção ao usar a máscara é fundamental para evitar que haja autocontaminação, ou seja, a pessoa se contaminar sozinha por uso inadequado. A partir desta quarta-feira (29), o uso de máscara é obrigatório em “quaisquer ambientes de uso coletivo, transporte coletivo público e privado, parques, comércio, repartições públicas, instituições bancárias, industriais e outros estabelecimentos congêneres, inclusive transporte individual de aluguel” em Araucária, conforme decreto municipal nº 34.464/2020.
A máscara de tecido é indicada para a maioria da população que não apresenta sintoma de síndrome gripal. Mas é preciso estar atento ao seu uso para evitar uma “falsa sensação de segurança”, como alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS). É importante que tanto a colocação quanto a retirada da máscara ocorra com as mãos limpas; e sempre tocando apenas no elástico. O usuário também não deve tocar no rosto para ajustá-la. A máscara deve ser tratada como um objeto íntimo de cada pessoa. Logo, cada um deve utilizar apenas a sua. É preciso estar atento a práticas como arrumar o cabelo, colocar/retirar óculos ou falar ao celular; são situações em que a mão pode ter contato com o rosto.
A máscara deve cobrir o nariz e a boca o tempo todo. A prática de abaixá-la no queixo ou levantá-la na testa (para um momento de uma refeição, por exemplo) oferece uma alta possibilidade de infecção; e não apenas pelo novo Coronavírus. Há a recomendação ainda de que o objeto seja trocado a cada três horas de utilização e com tempo menor caso fique úmido por secreção do próprio usuário (como ao espirrar). Por isso, é importante que a pessoa carregue outras unidades (em compartimento limpo) para a substituição em caso de necessidade.
Diversas localidades têm defendido a recomendação ou uso obrigatório da máscara de tecido por toda a população após evidência de que algumas pessoas infectadas, mas aparentemente saudáveis, podem transmitir o Covid-19 dias antes do aparecimento dos primeiros sintomas. Máscaras cirúrgicas devem ser utilizadas apenas por profissionais de saúde que estão na linha de frente no atendimento à população, bem como pessoas com caso confirmado/suspeito e seus cuidadores.
APOIO
O “Disk Corona” de Araucária funciona pelo número de telefone 0800-6425250 (ligação gratuita). Trata-se de uma central telefônica com profissionais da área de saúde (como médicos, enfermeiros e psicólogos). A equipe de atendimento telefônico está à disposição das 7h às 19 horas, todos os dias da semana.