Aumenta procura pelo Apoio Psicológico do Disk Corona em Araucária

Desde março Araucária conta com um serviço de orientação e informação para a população e servidores sobre o novo Covid-19, com encaminhamento para os serviços adequados, esclarecimento de dúvidas e dicas de prevenção da doença. Um atendimento que tem sido destaque nesse sentido é o Apoio Psicológico do Disk Corona.

O objetivo é dar suporte profissional em saúde mental de forma rápida e pontual, para situações de sofrimento psíquico; pois o cenário atual pode contribuir para desencadear crises de solidão, ansiedade, medo e preocupações. A partir da escuta telefônica ofertada, o psicólogo define a abordagem adequada e verifica a necessidade de aconselhamento ou mesmo de orientação para encaminhamento a outros serviços do município. 

De acordo com a coordenação do serviço, no início da Pandemia havia pouca procura da população pelo apoio psicológico. Contudo, nas últimas semanas ocorreu um aumento do número e da complexidade dos casos. Esse apoio psicológico tem sido fundamental durante este período de muitas mudanças e novas rotinas.

Mãe de uma criança asmática de 8 anos, uma moradora do bairro Boqueirão, de 36 anos elogia o serviço. “Fui super bem atendida. Não precisei aguardar na ligação. Acho que chamou duas vezes e já fui atendida. A psicóloga foi bem atenciosa, fez algumas perguntas, me tranquilizou e pelos sintomas da minha filha, me orientou a procurar o PA Infantil”, avalia. De acordo com profissionais do Apoio Psicológico Disk Corona, as ligações duram em média entre 30 e 45 minutos.

Impacto na saúde mental

Organizações e instituições ligadas a saúde alertam para o grande aumento na demanda em saúde mental. A Organização Mundial da Saúde, por exemplo, avalia que o impacto da pandemia na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante. Durante as epidemias, o número de pessoas cuja saúde mental é afetada tende a ser maior que o número de pessoas afetadas pela infecção em si, pois nem todos serão contaminados, mas todos são impactados de alguma forma por ela.

“O contexto pode ser agravado de pessoa para pessoa de acordo com o sofrimento de perda de membros da família, instabilidade econômica, aumento de conflitos familiares, isolamento social, medo de pegar a doença, dentre outros motivos”, explica a responsável técnico da Psicologia da SMSA, Ionara R. Carraro.

Disk Corona

O “Disk Corona” funciona pelo número de telefone 0800-6425250 (ligação gratuita). Além de psicólogos, há outros profissionais da área de saúde (como médicos e enfermeiros) que estão na linha para esclarecer dúvidas diversas sobre o novo Coronavírus. A equipe de atendimento telefônico está à disposição das 7h às 19 horas, todos os dias da semana.

Até o momento o Disk Corona atendeu mais de 1400 pacientes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número de ligações para a central aumentou cerca de 40% entre a primeira semana de maio e o mesmo período em junho. Ainda pelo serviço, mais de 500 servidores da Prefeitura participaram de rodas de conversa sobre o Covid-19. “Isto é muito importante para redução de possíveis surtos dentro da Prefeitura”, esclarece Alex Radin, coordenador do Disk Corona e de várias ações em meio à pandemia.