Autor são-joseense lança o livro “Haicais da Cantuária”, na quinta-feira (22)

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura,  promove o lançamento do livro “The Canterbury Haiku – Haicais da Cantuária”, do autor são–joseense Sergio Francisco Pichorim. O evento acontecerá na próxima quinta–feira (22) no Teatro da Música, às 19h. O Teatro da Música fica na Rua Veríssimo Marques, 299 – Centro de São José dos Pinhais.

O livro conta com poesias do estilo Haicai, modelo poético japonês em que o poema é composto com três versos: contém referência à natureza,  a um evento em particular ocorrido no presente e inclui uma relação mais ou menos voltada à estação do ano. “O evento é um convite à conhecer e prestigiar  a obra de Sergio Francisco Pichorim”, disse o secretário de Cultura, Imar Augusto.

 

O Autor

Residente de São José dos Pinhais, casado e pai de duas filhas, Sergio Pichorim (23/04/1965) é Engenheiro Eletricista, mestre e doutor em Ciências Sociais e professor da UTFPR. Conheceu a poesia Haicai em 1990 por meio do teólogo Leonardo Boff, de quem ouviu falar pela 1ª vez de Matsuo Basho,  e também por ler Rabindranath Tagore e a poetisa paranaense Helena Kolody.  Em 1999 conheceu a revista eletrônica “Caqui de Haicais”, desde então vem escrevendo Haicais com incentivo do amigo e poeta José Marins. Em suas poesias  adota o nome haicaístico MATSUKI (pé – de – pinheiro).

Já tem três livros haicaísticos publicados, o primeiro com parceria do amigo e poeta José Marins “Pinha Pinhão – Pinhão Pinheiro”, o segundo “Che Paraná Põra” e o terceiro “ Lua de Abril” que recebeu o prêmio Bunkyo em 2012. O livro lançado agora foi escrito em sua viagem na Inglaterra enquanto fazia seu pós–doutorado.

O autor já recebeu vários prêmios no Município de São José dos Pinhais e no Estado de São Paulo. Também já realizou diversas palestras sobre o assunto. Algumas de suas poesias foram publicadas em e-books e exposições de Haicais.