Call center que tira dúvidas sobre o coronavírus, em Campina Grande do Sul, recebe mais de 100 contatos por dia
Desde que foi disponibilizado a população, o serviço de call center específico para o esclarecimento de dúvidas referentes ao coronavírus (COVID-19), em Campina Grande do Sul, tem recebido em média 120 contatos, diariamente.
A iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, foi uma das ações imediatas após o estouro da crise sanitária que afetou o Brasil e, por consequência, também o estado do Paraná.
De acordo com Marilda Schwartz, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, cerca de 65% dos atendimentos que chegam a central ocorrem via Whatsapp. “Uma média de 80 contatos por dia”, confirma. “A maioria para tirar dúvidas sobre sintomas”, revela a coordenadora.
Ainda, conforme a coordenadora, o histórico de atendimento que teve início no último dia 12/03, mostra que grande parte dos usuários do serviço possui faixa etária entre 31 e 59 anos. A maioria mulheres.
Porém, em atendimento a um decreto do Ministério da Saúde, que trata da transmissão comunitária em todo o país, desde segunda-feira (23), todas as pessoas que entram em contato com a central de atendimento relatando qualquer sintoma, mesmo que relacionado a um simples resfriado, e independente de terem viajado para outros estados ou países, são orientadas a buscar apoio na Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas casas.
A Secretária Municipal de Saúde, Andiara Cristina Bandeira Filippin, destaca que até o momento não há nenhum caso confirmado do COVID-19, em Campina Grande do Sul. “Vale a pena reforçar esta informação. Também é válido dizer que todos os casos que são considerados suspeitos, desde o primeiro momento que são detectados, passam a ser monitorados”, explica.
SERVIÇO
A população pode acessar o serviço prestado pela central de atendimento por telefone, no número: 3676-8160 ou via Whatsapp: 99122-8142.