Campanha de Vacinação contra Influenza tem seu Dia D no sábado (13)

Iniciada no dia 17 de abril de 2017, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe) termina apenas no dia 26 de maio, mas tem no próximo sábado (13) um de seus dias mais importantes. No próximo dia 13 de maio acontecerá o Dia D da campanha, quando todas as unidades básicas de Saúde urbanas abrirão das 8h às 17 horas excepcionalmente para a vacinação.

Com a campanha acontecendo regularmente de segunda a sexta, o Dia D tem como objetivo ajudar a alcançar a meta de vacinação definida pela Secretaria de Estado da Saúde, que visa atingir um total de 31.476 pessoas em Araucária durante o período de 17/04 a 26/05.

A vacinação tem como objetivo diminuir o número de ocorrências e mortes por Influenza, tendo como benefício uma redução de 32% a 45% nos números de hospitalizações por pneumonia e de até 75% no número de mortes por complicações da Influenza. A campanha visa melhorar a qualidade de vida de seu público-alvo e reduzir o índice de mortes por Influenza, que teve seu maior número no ano de 2016 com mais de 2 mil mortes em um total de mais de 12 mil casos registrados da doença no Brasil.

Quem pode tomar a vacina? A vacina é oferecida (conforme orientação do Ministério da Saúde): a idosos (acima de 60 anos), trabalhadores da Saúde pública ou privada (que fazem atendimento a Influenza), crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas (até 45 pós-parto), professores na ativa da rede pública ou privada de Educação (com declaração de atividade em sala de aula corretamente preenchida e assinada por seu respectivo local de trabalho), pessoas com doenças crônicas (conforme listagem do Ministério da Saúde), população prisional (detentos e agentes do sistema prisional) e povos indígenas.

Além da vacinação, é importante também tomar outros cuidados como lavar e higienizar as mãos constantemente, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrar nariz e boca ao espirrar ou tossir e manter os ambientes bem ventilados. A vacina é gratuita e protege contra os 3 tipos de vírus que mais circularam pelo Hemisfério Sul em 2016, sendo o objetivo da campanha atingir pelo menos 90% do público-alvo no Brasil.