Campanha de vacinação contra o sarampo e febre marela em Almirante Tamandaré

Até o dia 13 de março, todas as pessoas que moram em Almirante Tamandaré podem e devem procurar a vacina contra o sarampo nas unidades de saúde da cidade. A vacina é gratuita. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o número de casos confirmados de sarampo no Paraná subiu para 808. Curitiba e Região Metropolitana concentram 728 registros – o que representa 90% do total de casos de sarampo.

A maior incidência continua sendo no grupo de jovens adultos que estão na faixa de idade entre 20 e 29 anos. Almirante Tamandaré tem 20 casos confirmados da doença desde agosto de 2019. O Ministério da Saúde classifica como situação de "surto ativo" todo município em que tenha confirmação de pelo menos um caso.

Vacinação

Para receber a dose da vacina, baste ir até uma unidade de saúde, preferencialmente com a carteira de vacinação. O esquema vacinal do Ministério da Saúde recomenda que a população com idade entre 1 e 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral, e de 30 a 49 anos apenas uma dose. As crianças que têm entre seis meses e 11 meses e 29 dias também devem ser vacinadas.