Campo Largo é o primeiro município a assinar coalizão do projeto rede 399

Mais inovação vem chegando a Campo Largo através da nova gestão pública – desta vez, o Prefeito Marcelo Puppi e o Vice, Maurício Rivabem, receberam no Gabinete Municipal de Governo a visita do Secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns , acompanhado do Gerente do Projeto da Celepar, Jeferson Costa, para apresentarem uma proposta inovadora de internet para todos. Denominado Rede 399, o projeto visa a inclusão digital de todos os municípios paranaenses, bem como um diagnóstico da realidade de cada região, especialmente nas zonas rurais.

A priori, um levantamento é realizado sobre as condições de desenvolvimento tecnológico e humano de cada região para verificar qual a melhor solução à inclusão digital nessas áreas – também são qualificadas as áreas urbanas que ainda não possuem acesso de qualidade à internet. Em todo processo, Flávio Arns destaca que o projeto foi reformulado num molde colaborativo, visando a inclusão, a aproximação entre Estado e todos os municípios e inovando em tecnologia e comunicação.

Campo Largo foi o primeiro município a assinar o termo de coalizão no ano de 2017 à Rede 399 e o prazo mínimo para implementação de todo projeto é de 180 dias.

Tecnologia e Informação

O responsável pelo Departamento de Informática da Prefeitura de Campo Largo, Miguel Santos, ressalta que a ideia central é tornar a prefeitura o centro de acesso e distribuição de internet a todos os espaços públicos – centrais e do interior – garantindo qualidade e velocidade de ponta nos polos de acesso desenvolvidos.

Jeferson Costa – da Celepar diz que o levantamento realizado traz uma nova dimensão ao projeto, aliada à intenção da Secretaria de Estado em inserir telecomunicações como requisito para novos projetos.

Marcelo Puppi frisou que a administração pública tem como dever introduzir altas tecnologias para melhor prestar os serviços públicos a cada cidadão. “A inclusão digital em nossa cidade é pauta do dia e com a sólida parceria do Estado e da Celepar avançaremos e levaremos comunicação e tecnologia de ponta para todas as regiões do município – garantimos, assim, mais educação e desenvolvimento, especialmente àqueles que residem nas zonas mais afastadas”.

As fases do projeto Rede 399 atua em 7 pilares que o sustentam: Relações com a Sociedade – Bem Estar / Cidadania Digital – Formação e Qualificação / Espaço Cidadão – Inclusão e Qualificação em um só lugar / Parcerias Internacionais – Cooperação / Internet para todos – Conectividade / Energias Renováveis – Sustentabilidade e Serviços e Acesso.