Cerca de 300 estabelecimentos foram orientados pela Vigilância Sanitária entre abril e maio

A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA), por meio da Vigilância Sanitária, já orientou cerca de 300 estabelecimentos do município para que sejam respeitadas as medidas de cuidado contra o Coronavírus. O número compreende o mês de abril até 20 de maio. Entre os locais visitados e contatados estão aviários, bancos, consultórios odontológicos, farmácias, restaurantes e panificadoras.

A ação da Vigilância Sanitária visa reduzir a possibilidade de transmissão do vírus na comunidade, o que, por consequência, diminui os impactos da grande procura nos serviços de saúde. As orientações sanitárias pedem que o estabelecimento tome medidas preventivas como a disponibilização de equipamentos e produtos para higienização de mãos e utilização de proteção como máscaras pelos funcionários. As medidas também incluem a higienização de superfícies, reorganização dos processos de trabalho para redução de contato entre as pessoas, a identificação de sintomas e a restrição de aglomerações dentro do local.

Em 13 de abril a Secretaria Municipal de Saúde instituiu medidas a serem adotadas pelos estabelecimentos pela Resolução n.º 001/2020 (CLIQUE AQUI).

DENÚNCIAS

Conforme a Vigilância Sanitária, dos quase 300 estabelecimentos orientados, houve sete autos de infração, sendo três por produção clandestina de álcool gel. Denúncias para fiscalização relacionada à Saúde devem ser realizadas pelo 0800-6437744 (Ouvidoria da Saúde – ouvidoriadasaude@araucaria.pr.gov.br). Outras denúncias sobre descumprimentos de medidas de prevenção ao Coronavírus podem ser registradas via telefone 153 (Guarda Municipal) ou via Ouvidoria (0800-6431550 – ouvidoria@araucaria.pr.gov.br).