COVID-19: Saiba como identificar os agentes de apoio à fiscalização

“Para que força-tarefa que a Prefeitura está promovendo, cumpra as ações de fiscalização e combate à Covid-19 no município, foi necessário aumentar o número de colaboradores. Os agentes auxiliarão tanto na Vigilância Sanitária quanto na orientação à população com os cuidados de higiene e medidas de proteção”, ressaltou o Secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth.

Os servidores municipais realocados das secretarias de Educação e Esporte, reforçarão o contingente da Saúde liderada pela Vigilância Sanitária em parceria com a Secretaria da Fazenda por meio da Fiscalização e o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.

“Estes colaboradores oferecerão suporte às equipes que já estão na linha de frente para fiscalizar o cumprimento do novo decreto vigente no município – de combate a disseminação do novo Coronavírus”, explicou a diretora da Vigilância Sanitária e Promoção a Saúde, Pricila Costa.

Ao percorrer os bairros, os agentes de jaleco verde com a logomarca da Prefeitura, máscara e crachá com a identificação do profissional – cumprem um checklist para conferir se os estabelecimentos estão realmente seguindo as recomendações estabelecidas no Decreto vigente no município.

“Nenhum colaborador está autorizado a fazer qualquer tipo de cobrança financeira da atividade, caso aconteça, a orientação é de que se faça uma denúncia. Todas as medidas foram tomadas para padronizar e evitar falsos agentes”, orienta Pricila.

As atuais equipes também são formadas por colaboradores com colete preto da Vigilância Sanitária – da Secretaria da Saúde e Fiscalização – da Secretaria da Fazenda. Já a Guarda Municipal e a Polícia Militar do Paraná utilizam fardas.

“É sempre bom relembrar que a fiscalização cumpre o papel de orientar a população sobre como evitar a disseminação do Coronavírus.  Por isso, é importante que todos respeitem o distanciamento social, sair quando for extremamente necessário, usar máscara o tempo todo e estar atento aos hábitos de higiene e limpeza”, recomenda o secretário.

Para denúncias de falsos agentes é necessário entrar em contato com a Ouvidoria Geral: 3675-5976 ou 3675-5904 e Ouvidoria da Saúde: 3656-6566 ou 3656-5480.