Escola realiza atividades em comemoração aos 19 anos do PROERD

A Escola Municipal Isolina Ceccon – EIEF, localizada na Rua do Sabiá, 618, no Jardim Ana Rosa – realizou diversas atividades em comemoração aos 19 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no Estado do Paraná.

“O Programa tem como principal objetivo ajudar os estudantes a resolverem os principais conflitos de acordo com a sua faixa etária. Além de formar cidadãos seguros e responsáveis, – aptos a enfrentar as mazelas a que possam estar expostos no dia a dia”, explica a Prefeita Beti Pavin.

A solenidade, que aconteceu na última sexta-feira, 25, contou com a presença dos alunos e professores dos 5º anos que participam do PROERD 2019. Durante a programação o Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC/PROERD) e a ROTAM do 2º Batalhão de Polícia Militar do Paraná realizou uma exposição de viaturas e equipamentos de trabalho dos policiais para as crianças.

“Os ensinos do Proerd são desenvolvidos para tentar solucionar os problemas que crianças e adolescentes precisam enfrentar tanto na escola, como no dia a dia”, ressaltou a diretora da Escola Municipal Isolina Ceccon, Jucelia da Silva Amaral. Entre as lições abordadas pelos instrutores estão informações sobre drogas lícitas e ilícitas, resolução de conflitos por meio da comunicação não verbal e escuta ativa, bullying, como ajudar os colegas e como obter ajuda de outras pessoas.

Na Escola Municipal Isolina Ceccon o Projeto já está em sua IV edição. Aconteceram no ano de 2013,2015, 2018 e 2019. “O desenvolvimento do mesmo colabora com a prevenção e informação dos alunos tanto na prevenção do uso de drogas bem como para contribuir com o propósito da Educação Em Tempo Integral proposta no Município de Colombo”, enfatiza a diretora. A ação foi realizada pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Educação em conjunto com a Escola Municipal Isolina Ceccon – EIEF.

De acordo com Jucelia o PROERD faz parte das Diretrizes Municipais de Educação. “O Projeto começou a ser desenvolvido em Colombo no ano de 2001, em 2003 parou e retornou em 2007 até o presente momento. Desde o ano de 2007, em média, 17 escolas são atendidas por ano entre públicas e particulares, aproximadamente 1.400 alunos, com educador social (Sargento Dirlei). A partir do ano de 2020, serão dois educadores atuando em Colombo, com a intenção de dobrar os atendimentos. Tudo isso se torna possível, devido a parceria entre a Secretaria de Educação/ Prefeitura Municipal e a Polícia Militar”, ressaltou.

Sobre o Programa

Adaptado do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (DARE), o Proerd começou como projeto-piloto em sete escolas de Matinhos, no Litoral do Estado. O programa é desenvolvido por profissionais de educação e de segurança pública e conta com dez lições educativas, passadas em salas de aula por policiais militares selecionados e formados em curso específico para aplicação do programa. Ele é direcionado a alunos das séries iniciais, quintos e sétimos anos do ensino fundamental.