Fazenda Rio Grande é destaque em Seminário Internacional do Programa Criança Feliz
Destaque no estado do Paraná, Fazenda Rio Grande fez parte da mesa de trabalho temática no III Seminário Internacional “A Qualificação das Ações do Programa Criança Feliz e o impacto nas políticas públicas de atendimento à primeira infância: desafios e oportunidades”.
Fazenda Rio Grande esteve representada na Mesa junto a outras cidades destaque do País, o que se deve ao empenho da equipe da secretaria de Assistência Social em acompanhar às 300 crianças do Cadastro Único, que fazem parte do Criança Feliz no município. O programa é destinado à primeira infância, ou seja, faz o acompanhamento desde a gestação até os seis anos de idade.
“A indicação se deve ao fato de o Programa Criança Feliz de Fazenda Rio Grande estar em destaque no estado do Paraná, uma vez que mesmo em contexto de pandemia, tem sido uma experiência exitosa, apresentando excelentes resultados”, conta a diretora-geral da secretaria municipal de Assistência Social, Carolina Alferes Chueire, que é responsável pela implantação do Programa Criança Feliz em Fazenda Rio Grande.
Além dela, também participam do Seminário que teve início ontem (1º) e segue até amanhã (3), a coordenadora do Programa no município, Deisy Dias, e a supervisora Suzana Lemos.
O objetivo do Seminário é propor estratégias estruturais que promovam o desenvolvimento infantil e o fortalecimento de vínculos, por meio da qualificação das ações já realizadas com o programa. Estratégias essas que devem levar em conta os diferentes contextos socioeconômicos, geográficos e culturais das cidades brasileiras. Atualmente, o Criança Feliz atende a mais de 1 milhão de crianças e gestantes em 2.918 municípios. Objetivo é chegar a 2 milhões de atendimentos em 2021.
O Programa Criança Feliz se desenvolve por meio de visitas domiciliares e, atualmente, ocorre de forma remota com atendimentos presenciais somente para as famílias que não dispõem de recursos tecnológicos.