Fazenda Rio Grande retoma vacinações contra a gripe Influenza

A Secretaria Municipal de Saúde de Fazenda Rio Grande retomou nesta sexta-feira (27), no período da tarde, a campanha de vacinação contra a gripe Influenza. São 1.800 doses de vacinas destinadas aos idosos e profissionais de Saúde. Desde o meio-dia foram montados dois pontos (tendas) de drive-thru – um na frente da Prefeitura e outro na frente da Secretaria Municipal de Saúde – com 500 e 300 doses respectivamente. Desde o início da semana já foram imunizadas 3.600 pessoas. A vacinação também está sendo realizada nas unidades de saúde.

O prefeito Marcio Wozniack ressaltou a importância da vacinação. “Precisamos nos cuidar e a vacina contra a gripe é muito importante, principalmente porque nesta fase está voltada aos idosos, uma das faixas de risco do coronavírus”, comentou.

Marcio também lembrou que o sistema de drive-thru também segue protocolos de saúde, ao manter o idoso dentro do carro e evitar aglomerações. “Agindo dessa forma garantimos mais tranquilidade aos idosos que precisam se vacinar”, disse.

O Dia D da campanha nacional acontece no dia 9 de maio (sábado). Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Todas as Unidades de Saúde de Atenção Primária de Fazenda Rio Grande estão realizando a vacina. Considerando o momento de risco para o Coronavírus, as unidades estão organizando o fluxo de pessoas conforme as especificidades locais de cada área.

CALENDÁRIO

Desde 23/03/2020: pessoas a partir de 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

A partir de 16/04/2020: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

A partir de 09/05/2020: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, jovens entre 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos entre 55 e 59 anos de idade.

Essas datas definem o início da vacinação por grupo. A vacina continua para todos os grupos até o dia 22 de maio, data definida para o encerramento da campanha.

A vacina é composta por vírus inativado e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A meta do município é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

UBS Santa Maria: 50

UBS São Sebastião: 70

Demais unidades de saúde: 80 para cada UBS (Total 800 doses)

UPA (funcionários): 50

Maternidade Nossa Senhora Aparecida (funcionários: 30

Tenda – Drive Thru (na frente da Prefeitura): 500

Tenda – Drive Thru (na frente da Secretaria Municipal de Saúde): 300

1.800 doses no total