Fiscalização sanitária em comércio é intensificada

Novos estabelecimentos comerciais foram fiscalizados nesta terça-feira, 19, com o intuito de orientar e garantir as determinações de segurança relacionadas ao novo Coronavírus (COVID-19). A ação foi realizada pelas equipes da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Saúde e Fazenda em conjunto com a Vigilância Sanitária, Tributária, Guarda Municipal e Policia Militar.

As inspeções aconteceram na região do bairro Guaraituba, nas ruas Cascavel e Genésio Moreschi – locais de grande fluxo de pessoas. “Queremos reforçar para os comerciantes a necessidade e importância do cumprimento das medidas sanitárias de prevenção a pandemia”, explicou a Prefeita Beti Pavin.

Durante a operação conjunta foram abordados diversos ambientes como por exemplo, comércios alimentícios, lojas de imóveis, copiadoras, além de distribuidoras e aviários. Todos os locais passaram por um checklist, com o intuito de conscientizar e fazer valer as orientações de higienização, distanciamento social e não aglomeração.

“As orientações são diversas, mas entre as principais estão o cumprimento do horário de atendimento estipulado das 10h às 16h, além de manter boa ventilação, utilização de máscara e dispor de produtos de higiene como álcool em gel”, ressaltou o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth.

Vale lembrar, que os estabelecimentos terão um prazo de 24 horas para a adequação, caso não cumpram as orientações estarão em pena de responsabilização administrativa, civil e penal, sujeita à cassação dos documentos de licenciamento para funcionamento.

Denúncias

Para denúncias entre em contato com a Ouvidoria da Saúde no telefone (41) 3656-6566 ou pelo e-mail ouvidoriasaude@colombo.pr.gov.br e também pela Guarda Municipal, no número 3666-5353