Formação da Frente Nacional de Prefeitos reuniu gestores de diferentes municípios em Piraquara

Nesta segunda feira, dia 24 de julho, Piraquara recebeu prefeitos e gestores de diferentes municípios para mais uma rodada de oficinas, realizada pela Frente Nacional de Prefeitos – FNP, sobre o Projeto de Modernização Tributária para o Desenvolvimento Local – PMAT e Indicadores e Marco Lógico. As formações foram realizadas durante todo o dia no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza.

As oficinas já foram realizadas em Recife – PE, Fortaleza – CE, Joinville – SC, Campinas – SP e agora em Piraquara. O encontrou contou com a participação das prefeitas de Pinhais, Marli Paulino, e Colombo, Beti Pavin, e dos prefeitos de Sarandi, Walter Volpato, Fazenda Rio Grande, Márcio Wosniak, São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, e Balsa Nova, Luiz Cláudio Costa.

O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, fez a abertura dos trabalhos e destacou o incentivo da FNP aos municípios. “Nós sabemos que precisamos equilibrar as nossas despesas com a arrecadação, mas não é simplesmente aumentando impostos que faremos isso. É preciso modernizar a gestão tributária e para isso surgem ferramentas como o PMAT, por exemplo, apresentado aqui hoje com todo o suporte da FNP”, ressaltou.

Em seguida o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, fez a apresentação “Boas Práticas de Gestão Pública” com resultados e avanços que o município alcançou entre 2009 e 2016.

O Coordenador de Projetos e Articulação Institucional da FNP, Paulo Miotta, falou sobre as ações desenvolvidas pela Frente, que apoia e oferece subsídios aos municípios para o financiamento do PMAT junto a instituições financeiras credenciadas, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa e Banco do Nordeste (BNB). Esse projeto é uma parceria da entidade com a União Europeia.

No final da manhã e período da tarde, o Consultor, Tomás Málaga, e a Pesquisadora, Amanda Arabage, da FGV – CLEAR ministraram a oficina sobre Indicadores e Marco Lógico. Eles apresentaram conceitos, metodologias e exemplos de utilização desses mecanismos na implementação de políticas públicas.

Também participaram das oficinas, secretários municipais e representantes dos municípios de Araucária, Almirante Tamandaré, Guarapuava, Campo Largo, Quatro Barras, Campo Magro e Doutor Ulysses, além do Vice Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, do Diretor da ASSOMEC e ex-prefeito de Quitandinha, Neco Prado, e os vereadores Amilton Lima, Marcelinho, Jeremias e Jean Galvão. 

Prefeitos aprovam a iniciativa  

O Prefeito de Sarandi, Walter Volpato, viajou mais de 450 quilômetros para participar do encontro e ressaltou a troca de experiências. “É muito importante esse tipo de encontro, onde estamos levando experiências de outros prefeitos e buscando ideias para arrecadar mais e aplicar melhor os nossos recursos em benefício da população das nossas cidades”, destacou.

O Prefeito de Fazenda Rio Grande e também Presidente da ASSOMEC, Márcio Wosniak, falou da importância dos gestores buscarem novas ideias e o aperfeiçoamento. “Formações como essa, proposta pela FNP, são muito importantes para nós que conduzimos as cidades. Através desses encontros e da troca de experiências, juntos conseguiremos buscar melhorias e projetos para os nossos municípios”, ressaltou.

Já o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, classificou como fundamental o aperfeiçoamento dos gestores para o enfrentamento da crise. “Eu acho fundamental esse tipo de encontro proposto para os gestores, que nesse momento de crise precisam aperfeiçoar o modelo de gestão para buscarem alternativas e a ampliação das receitas”, comentou.

A Prefeita de Colombo, Beti Pavin, também falou sobre as necessidades que os municípios enfrentam no momento atual. “É um momento difícil que os municípios brasileiros atravessam com a queda de arrecadação e as ferramentas apresentadas aqui hoje são alternativas para combatermos isso, que fortalecem os municípios”, finalizou.