Hospital e Maternidade São José dos Pinhais inaugura Banco de Leite

A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Saúde, entrega na próxima quinta-feira (22), o novo Banco de Leite do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais. A nova estrutura vem para suprir a demanda da UTI Neo Natal e assegurar o tratamento dos recém nascidos que necessitam de cuidados.

“A estrutura já esta quase toda pronta, os equipamentos já chegaram e estão sendo devidamente instalados. O Laboratório Municipal é que vai fazer a análise do leite doado e todos os exames complementares para termos a garantia que o bebê vai receber o leite 100% puro”, adianta o diretor do HMSJP e também secretário da Saúde da próxima gestão, Giovani de Souza.

De acordo com o HMSJP, o Banco de Leite vem suprir a necessidade de leite materno disponível para os bebês internados na UTI Neo Natal, em situação vulnerável, e necessitam de tratamento intensivo – o processo de recrutamento de doadoras é feito junto as mães que passam pelo tratamento Neo Natal, e que são avaliadas pelo médico responsável pelo banco de leite. “O médico vai avaliar se elas estão aptas para ser tornarem doadoras ou não e, se forem aprovadas, o leite é coletado pela equipe treinada e preparada apara o procedimento. Em seguida o leite é armazenado e pasteurizado e depois e distribuído via lactário e encaminhado para a UTI Neo Natal”, informa a coordenadora do Bancode Leite, Maria Goreti.

Referência
“Somos referência em gestação de alto risco. Muitas vezes os bebês nascem de mães muito jovens e, em muitos casos, a mãe, por diversos motivos, pode não ter o leite disponível. Uma estrutura de banco de leite proporciona esse atendimento para os bebês, em um primeiro momento, terem acesso ao leite materno. O Banco de Leite era uma necessidade da comunidade e vai servir também como referência para toda a atenção primária nas 28 Unidades Básicas de Saúde no município”, destaca o diretor Giovani de Souza.

Para as interessadas em doar leite materno é preciso seguir alguns critérios, lembra a coordenadora Maria Goreti. “Para ser doadora tem que estar com a saúde 100%. É preciso passar por exames e pela avaliação do médico responsável para poder se tornar uma doadora”, explica a coordenadora, que também reforça a importância em se doar o leite. “A importância das doadoras é que são elas que comandam o banco de leite. Sem elas não tem como o leite chegar até os bebês e cumprir essa necessidade grande que existe dentro da UTI Neo Natal.  Essa doação vem para salvar vidas”, completa.