Lapa celebra 125 anos do Cerco da Lapa

Lapa cidade histórica da Região Metropolitana de Curitiba, celebra os 125 anos em que o município foi cenário da batalha entre Federalistas e Legalistas : Episódio conhecido como "Cerco da Lapa", da revolução federalista 1893/94 . Para homenagear a participação da cidade paranaense em um período importante da história do país, haverá especial neste sábado dia 9 de fevereiro. Vale lembrar que a data foi consagrada nacionalmente em 21 de dezembro de 2017, quando foi sancionado pelo Presidente Michel Temer o projeto de Lei que criou o Dia Nacional do Cerco da Lapa.

PICA-PAUS x MARAGATOS

Os federalistas, conhecidos como maragatos, vinham do Rio Grande do Sul e lutavam pela queda do governo presidencialista de Marechal Floriano Peixoto. De um lado três mil combatentes pela revolução. Do outro, cercados, pouco mais de 600 homens, que representavam as forças da República. Sob o comando do Coronel Gomes Carneiro. Os chamados Pica-paus ( O apelido deu-se por três motivos: a cobertura usada pelos militares que apoiavam essa facção, quando estes usavam listras brancas que, segundo os revolucionários, seriam semelhantes a um tipo de pica-pau do Sul do Brasil;o chapéu usado por eles tinha a ponta fina e comprida, como um bico, com um penacho atrás, o que lembraria a ave; o barulho das suas armas parecia o da bicada de um pica-pau na madeira. Os Pica-paus ( legalistas) resistiram por 26 dias – período que permitiu a reorganização das Forças Militares na defesa da república. Depois da morte do então coronel em combate, ele ganhou como homenagem o posto de General Antonio Carneiro e é considerado o herói do Cerco da Lapa. Foi na cidade que se deu o início do processo que deu fim da revolução.

INICIO DAS ATIVIDADES DOS 250 ANOS DA LAPA

Este ano a celebração marcará também o início das atividades que marcarão os 250 anos de fundação da cidade , 1769, conforme nos conta Márcio Assad, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esporte do município. "Serão lançados a marca alusiva aos 250 anos ( que será utilizada pelo turismo) , a musica exaltação sobre a data e um projeto denominado: Arte combina com a Lapa. Teremos um momento no período da tarde em que no theatro teremos exibição de filmes alusivos ao tema Revolução Federalista e na praça General Carneiro em frente, o Cerco Cultural da Lapa, com várias atividades e expressões culturais: Musica, performances teatrais, aulas de arte a céu aberto e a participação especial de artistas plásticos do grupo Urban Sketchers Curitiba, que irão retratar as cenas urbanas do belíssimo patrimônio histórico tombado" .

PROGRAMAÇÃO :

Data: 09 de fevereiro
 

Local: Pantheon dos Heroes
Hora: 10:30 horas
Cerimonia Cívico-Militar
 

Local: Teatro São João
Hora: 14:00 ás 17:00 horas
Exibição dos filmes: ?Vítimas da Vitória? e ?Desterro?, alusivos ao episódio do Cerco.
 

Local: Praça General Carneiro
Hora: 14:00 ás 17:00 horas
Atividades recreativas promovidas pelo Centro da Juventude: "Cerco Cultural da Lapa" .
 

Local: Alameda David Carneiro
Hora: 19:00 Horas
Apresentação da Banda da 5ª Divisão do Exército
 

Local: Alameda David Carneiro
Hora: 20:30 horas
Encenação da peça ?Última Estação?, produzida pela União dos Artistas Lapeanos -UAL

Serviço:

125 anos do Cerco da Lapa e Start dos 250 anos do Município

Dia 9 de fevereiro ( sábado)

Celebração do cerco da Lapa episódio da revolução federalista

No Centro histórico da Lapa: Pantheon , Theatro São João, Praça Gal. Carneiro e Alameda David Carneiro

Maiores informações: turismo@lapa.pr.gov.br – Fone (41) 99986-1011