Mais de 1,4 mil doses de vacinas foram aplicadas no Dia D contra o sarampo

Os moradores de Almirante Tamandaré procuraram os postos de saúde no último dia 15 (Dia D contra o Sarampo e a Febre Amarela). Foram aplicadas 672 doses de febre amarela, 835 doses de tríplice viral (sarampo + caxumba + rubéola) e 491 doses de outras vacinas. A campanha vai até o dia 13 de março, com horário estendido em várias unidades (confira em eventos na página da Prefeitura no Facebook).

O dia de mobilização é uma estratégia de intensificação das ações de rotina para ampliar a proteção da população e interromper a circulação do vírus. Pessoas de 5 até 59 anos devem ser imunizadas, mas o foco principal desta etapa são os adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos. Neste grupo a vacinação deve ser feita de forma indiscriminada, ou seja, sem obrigatoriedade de apresentação da carteira vacinal.

OMS

A cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 95%. No Paraná, a taxa de vacinação da segunda dose contra o sarampo está em cerca de 90%.

Sintomas – Os sintomas mais comuns do sarampo são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite,exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia,indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas.